Guarda-costas reclama de excesso de violência na prisão de fundador do Megaupload

1 min de leitura
Imagem de: Guarda-costas reclama de excesso de violência na prisão de fundador do Megaupload

Você pode até não reconhecer o nome Kim Schmitz — ou Kim Dotcom, para os íntimos —, mas certamente já deve ter conhecido seu trabalho. O rapaz foi o criador do Megaupload, um dos maiores sites de hospedagem de arquivos do mundo, e que teve seu mandado de prisão decretado no último dia 20 de janeiro, surpreendendo toda a internet.

Eis que, algumas semanas após o ocorrido, finalmente descobrimos como toda a operação foi feita. Em entrevista a um jornal do canal 3news, o guarda-costas de Schmitz, Wayne Tempero, explicou como foi a abordagem da polícia da Nova Zelândia no dia em que o mundo da pirataria sofreu o seu mais doído golpe.

De acordo com Tempero, toda a operação foi bastante exagerada, pois os agentes da Força Especial chegaram à mansão de Schmitz ainda cedo — cerca de 6h45 — com helicópteros, metralhadoras M4A3, pistolas Glock e vários outros tipos de armamento pesado. O barulho dos veículos e da aproximação dos homens acordou todo mundo.

No entanto, como reforça o guarda-costas, não havia nada que justificasse tanta bagunça. Além dele, as únicas pessoas presentes na casa eram duas crianças, algumas babás, a mulher de Schmitz e o próprio fundador do Megaupload, que já havia se escondido em um cômodo de segurança.

A abordagem policial

Tempero contou também que foi rendido logo após ter saído da residência para saber o que estava acontecendo. Segundo ele, mesmo estando desarmado, foi obrigado a ser revistado por um homem vestido com um colete a prova de balas enquanto outros policiais entravam na casa.

Ao chegarem ao quarto das crianças, os agentes encontraram as babás filipinas e as questionaram sobre a existência de alguma bomba no local. Já a esposa de Schmitz pediu calma e tentou entregar a senha que dava acesso ao cômodo de segurança em que Kim Dotcom estava escondido. Contudo, eles optaram pelo modo troglodita e arrombaram a porta reforçada mesmo assim.

O guarda-costas então explica que a operação foi bastante desproporcional, pois todos foram tratados como pessoas perigosas, embora o único tipo de armamento encontrado foram duas espingardas devidamente registradas para caça.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.