Ponto de ônibus de São Paulo mistura tecnologia e meio-ambiente

2 min de leitura
Imagem de: Ponto de ônibus de São Paulo mistura tecnologia e meio-ambiente

Se, por acaso, você estiver passando pela rua da Consolação, na esquina com a Paulista, e precisar mandar aquele email rapidinho, vale a pena conferir o e-ponto. Desenvolvido há cerca de um mês, o projeto da SPTrans tem como objetivo transformar a espera pelos ônibus em algo menos estressante que o normal.

Mas, e se eu estiver perdido?

A velha tática de perguntar ao jornaleiro se o seu ônibus passa em determinado lugar pode estar com os dias contados. O ponto inteligente conta com um totem digital com tela sensível ao toque que fornece informações aos passageiros sobre itinerários, linhas de ônibus e mapas da região local.

Vale lembrar que ainda há um painel central que mostra a que horas os ônibus passam pelo ponto. Sempre que determinada linha de transporte estiver próxima, é possível verificar o nome e o momento de embarque, no entanto, o horário é apenas aproximado, pois tudo pode depender do trânsito caótico da cidade grande.

Para deixar as coisas um pouquinho mais fáceis, o e-ponto também disponibiliza uma máquina para você recarregar seu bilhete de vale-transporte. Isso pode poupar tempo, pois a maioria dos postos de recarga encontra-se apenas em terminais e estações de metrô.

Sinta a conexão no ar

Quem nunca desejou dar aquela olhadinha no Facebook com conexão gratuita enquanto espera ansiosamente pelo ônibus? Ou mesmo acompanhar o que está acontecendo ao redor do mundo? Pode ser que isso se torne realidade para muitas pessoas bem antes do que imaginávamos.

Enquanto você aguarda no ponto, a conexão Wi-Fi é gratuita e livre. Acesse seu email, suas redes sociais, portais de notícias e converse com seus amigos à vontade. Não há limite de tempo ou de uso de dados, sendo possível até baixar algumas músicas.

Mas a interatividade não para por aí. No local, também há uma lixeira que interage com quem colabora com o meio-ambiente. Sempre que você descartar seu lixo de forma correta, ela emite sinais sonoros e visuais através da tela no totem digital.

Energia verde

Para manter tudo funcionando direitinho, o projeto também pensou no uso responsável dos recursos naturais e mantém foco na economia de energia. A parte de cima da plataforma foi construída com painéis solares que possuem grande aproveitamento da luz do sol. As lâmpadas que iluminam o local são de LED, que duram mais e consomem menos energia.

Além da energia solar, a passagem dos ônibus pelo ponto também gera energia limpa. Quando um veículo passa pelo corredor do sentido contrário, um flap é acionado e o mecanismo do aparelho consegue transformar a energia do movimento em energia elétrica.

O CERTO (Central de Energia Renovável para Transporte Otimizado) é responsável pelo armazenamento de toda energia gerada no ponto de ônibus. Quando um desses recursos está ausente, a eletricidade acumulada nas baterias internas pode ser utilizada para manter tudo funcionando.

Nos momentos em que a umidade do ar estiver abaixo do ideal, o ponto conta com um sistema de climatização para quem está dentro da plataforma. Quando necessário, ele é ativado e os passageiros podem se beneficiar de um ar mais limpo e fresco.

Calma, ainda está em fase de testes

A ideia do e-ponto está apenas no começo, mas estima-se que outros pontos como este sejam instalados em outras áreas da cidade de São Paulo. No entanto, os locais ainda não foram definidos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.