Carregue o seu celular enquanto anda de bicicleta

1 min de leitura
Imagem de: Carregue o seu celular enquanto anda de bicicleta

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Global Cycle Solution)

Em algum momento, você já deve ter ficado sem bateria no seu celular bem quando precisava utilizá-lo. Se você costuma andar de bicicleta, os seus problemas acabaram! A organização Global Cycle Solution (GCS) criou um dispositivo capaz de recarregar o seu gadget enquanto você pedala.

O conceito não é uma novidade, mas é simples: um dínamo fica encostado no pneu da bicicleta e é conectado ao carregador de bateria do celular. Não foi revelado como exatamente foi efetuada essa conexão.

O dínamo existe para transformar energia mecânica em elétrica. Nesse caso, a fricção do pneu com esse dispositivo gera uma força que é transformada em corrente elétrica, que por sua vez servirá para alimentar o aparelho eletrônico. Obviamente, os conectores e adaptadores usados na construção desse “carregador” precisam ser compatíveis com o dispositivo a ser carregado.

De acordo com a GCS, qualquer pessoa é capaz de fazer o seu próprio carregador de bicicleta para celulares. O mecanismo pode ser usado em casa, pois a resistência aplicada à roda da bike é baixa, ou seja, você pode apenas girá-la com a mão para gerar energia.

Segundo a publicação da organização responsável pelo projeto, um celular comum pode ser carregado tão rápido quanto se estivesse conectado a uma tomada. O aparato não está sendo comercializado, sendo a sua divulgação apenas uma forma de as pessoas consumirem menos energia elétrica convencional.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.