Philips apresenta 5 ideias malucas para casa do futuro

2 min de leitura
Imagem de: Philips apresenta 5 ideias malucas para casa do futuro

A Philips acaba de apresentar seu último projeto de design, feito de conceitos que representam uma solução inovadora e sustentável para problemas urbanos atuais referentes a energia, lixo, iluminação, preservação de alimentos e limpeza.

Chamado de Microbial Home, o projeto tem como principal proposta oferecer um ecossistema integrado, no qual cada saída de uma função é o combustível da próxima. No projeto, a casa é vista como uma máquina biológica para filtrar, processar e reciclar o que normalmente vemos como lixo.

O projeto é parte de um programa da empresa que foi estabilizado para explorar cenários de modo de vida em um futuro distante, baseado em rigorosas pesquisas em uma grande quantidade de áreas.

Cinco modelos dos conceitos estiveram em exposição na Semana de Design Holandesa, que ocorreu em Eindhoven na última semana de outubro.  Os modelos apresentados são os seguintes:

Biodigestor Central (Bio-digester kitchen island)

O Biodigestor Central é a principal parte do sistema. Ele é baseado em um digestor de metano que converte resíduos do banheiro e restos de vegetais em gás metano que é, posteriormente, utilizado como combustível para uma série de outras funções da casa.

Bioluz (Bio-light)

Esse item utiliza diferentes tecnologias biológicas para criar luzes de ambiente. O conceito explora o uso de uma bactéria bioluminescente, que é alimentada com metano e material decomposto. De forma alternativa, o bulbo de luz pode ser alimentado com proteínas fluorescentes que emitem diferentes frequências de luz.

Paternoster

O Paternoster é um reciclador de resíduos plásticos que utiliza fungos com uma enzima poderosa e alto poder de decomposição. Caso o plástico esteja livre de uma mistura com outros materiais, o sistema poderá ser capaz de transformar os resíduos em um cogumelo comestível, pronto para consumo.

Despensa (Larder)

A Despensa é tanto uma mesa de jantar e um jardim interno, feito para suprir a geladeira ao oferecer um resfriamento a vapor que não utiliza energia elétrica para ser gerado. Na verdade, a Despensa é alimentada pelo gás metano que sai do Biodigestor Central. Dessa forma, as verduras se mantêm frescas por mais tempo.

Colmeia Urbana (Urban beehive)

A Colmeia Urbana é um conceito de como manter abelhas em casa. Ela foi projetada para nos dar a oportunidade de vermos como funciona o mundo desses insetos, principalmente no que se refere a como elas produzem o mel e seus derivados.

Ela tem dois estágios, sendo um externo no qual as abelhas podem sair para polinizar e um interno onde fica a colmeia, protegida por um invólucro de vidro. Deste lado, também é possível ter acesso direto ao mel da colmeia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.