Sikorsky mostra novo helicóptero de hélice-dupla capaz de atingir 434 km/h

1 min de leitura
Imagem de: Sikorsky mostra novo helicóptero de hélice-dupla capaz de atingir 434 km/h
Imagem: Sikorsky

A Sikorsky, tradicional fabricante estadunidense de aeronaves, apresentou o seu novo modelo de helicóptero chamado Sikorsky S-97 Raider. O veículo tem como objetivo superar um dos principais problemas da maioria dos helicópteros: a velocidade.

Equipado com uma hélice-dupla que anula o torque que faria a aeronave girar sobre seu próprio eixo, a cauda fica disponível para abrigar um propulsor totalmente dedicado a proporcionar velocidade horizontal. Segundo informações do fabrincante, o S-97 Raider pode atingir rapidamente velocidades de até 434 km/h.

Multiuso

O novo modelo tem duas vertentes: uma para uso militar e outra “genérica” que deixa de lado os equipamentos geralmente exigidos em campos de batalha. A versão mais nervosa do helicóptero é capaz de carregar seis soldados (além de dois pilotos), um lançador de mísseis e um sistema de dissipação de calor que evita que a aeronave seja atingida por mísseis termoguiados.

Conforme a ficha de divulgação oficial da empresa, Sikorsky ainda não tem um contrato com o exército americano para fabricar o helicóptero e o projeto foi 100% “industry funded”, ou seja, financiado sem o apoio das forças armadas dos Estados Unidos.

Apesar disso, segundo informações da FOXTROP ALPHA, o S-97 Raider poderia ser um ótimo substituto para o OH-58 Kiowa Warrior, helicóptero de ataque leve que atuou no Iraque e Afeganistão.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.