Assustador: EUA mostra novo protótipo de veículo anfíbio gigantesco [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Assustador: EUA mostra novo protótipo de veículo anfíbio gigantesco [vídeo]

Uma das vantagens de ter um dos maiores orçamentos do planeta é o fato de que a Marinha dos Estados Unidos não precisa necessariamente conter gastos na hora de tentar solucionar problemas. Prova disso é o protótipo de um veículo gigantesco exibido durante os exercícios RIMPAC, que aconteceram em junho deste ano no Hawaii.

Fruto de uma parceria entre o Escritório de Pesquisas Navais e o Warfighting Lab da Marinha, o “Ultra Heavy-lif Amphibious Connector” (ou simplesmente UHAC) possui 12,8 metros de comprimento, 7,9 metros de largura e 17 metros de altura — dimensões que representam somente metade do tamanho total da versão finalizada do veículo.

Para se locomover, a invenção usa esteiras espumadas que capturam e armazenam o ar e funcionam como remos quando o UHAC entra na água. Já nos momentos em que o veículo está no solo, esse material assume características achatadas para evitar que o peso do equipamento faça com que ele afunde em superfícies arenosas.

Veículo para qualquer tipo de terreno

Segundo o Capitão James Pinero, esse verdadeiro tanque pode navegar tranquilamente por áreas pantanosas e consegue lidar sem problemas com ondas de até 3 metros de altura. O protótipo exibido pela marinha pesa 200 toneladas e, em sua forma finalizada, deve ser capaz de carregar quase essa mesma quantidade de peso em munições e em veículos complementares de tamanho menor.

A novidade está sendo construída com o intuito de substituir os hovercrafts utilizados atualmente pelas forças armadas dos Estados Unidos, que carregam somente um terço da capacidade apresentada pelo UHAC. Apesar de o projeto já estar avançado, a Marinha norte-americana ainda não revelou com qual prazo está trabalhando para a entrega de uma versão finalizada.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.