DARPA cria tecido capaz de transformar qualquer um em Homem-Aranha

1 min de leitura
Imagem de: DARPA cria tecido capaz de transformar qualquer um em Homem-Aranha

A DARPA é famosa por desenvolver tecnologias inovadores e com as mais variadas finalidades para as forças armadas dos EUA. Um dos projetos revolucionários e ambiciosos da agência de pesquisa avançada do governo estadunidense é o Z-Man — e ele pode transformar os combatentes do país em verdadeiros sósias do Homem-Aranha.

Esse projeto tem como objetivo criar mecanismos que facilitem a escalada de obstáculos verticais dos soldados inspirados em características biológicas de alguns animais. Para isso, os cientistas estudaram lagartixas, aranhas e outros pequenos animais — criaturas capazes de subir em superfícies de praticamente qualquer material e textura, até mesmo uma das mais lisas que é o vidro.

Com base no conhecimento adquirido, os pesquisadores desenvolveram a “Geckskin”, uma espécie de tecido sintético com um aspecto rugoso, funcionando como os pés das lagartixas. Em testes iniciais, um pedaço de 16 polegadas quadradas desse material foi capaz de suportar 300 kg sem rasgar. No mês de fevereiro de 2012, ocorreu a primeira aplicação prática da tecnologia, e um homem escalou uma parede de vidro de quase 8 metros de altura carregando cerca de 25 kg (totalizando aproximadamente 100 kg com o seu peso corporal).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.