Quase um Google Glass: polícia de Londres usará óculos e bonés com câmeras

1 min de leitura
Imagem de: Quase um Google Glass: polícia de Londres usará óculos e bonés com câmeras

Vídeos são criptografados no aparelho e o policial não tem acesso aos arquivos

Depois do advento do Google Glass, uma série de inventos passou a cobrir alguns segmentos nos quais o aparelho da Google poderia ser utilizado. Um caso interessante é a utilização de óculos com câmeras e outros gadgets minimamente inteligentes por forças policiais ao redor do mundo, incluindo em cidades brasileiras. Os aparelhos servem para gravar áudio e vídeo em abordagens policiais e conseguem “manter a civilidade” tanto do policial, quanto do abordado. O mais recente e maior programa desse tipo é o da cidade de Londres, no Reino Unido.

Por lá, todos os policiais passarão a utilizar um equipamento como o que você vê na imagem durante todo o horário de trabalho. Com isso, todas as abordagens serão gravadas e poderão servir de evidência quando solicitadas. O programa será testado por um ano.

Limitações

Os aparelhos da polícia metropolitana não podem ficar ligados caso algum abordado solicite que eles sejam desligados e o oficial precisa informar que a pessoa está sendo gravada. Ainda assim, Steve Tuttle da Universidade de Cambridge conversou com o VentureBeat e comentou que o equipamento ainda surte efeito.

“As pessoas se comportam melhor quando estão sendo filmadas, tanto policiais quanto pessoas comuns”, explicou Tuttle. Em um estudo prévio feito por uma universidade da Califórnia em uma pequena cidade dos EUA com esse tipo de câmera, a quantidade de reclamações da população em relação aos policiais caiu em 80% e o uso da força por parte dos oficiais diminuiu 58% nas abordagens. “Transparência é uma via de mão dupla”, ele completa. Apesar disso, preocupações com a privacidade dos cidadãos têm feito com que projetos como esses sejam barrados ou limitados, como na cidade de Nova York, também nos EUA.

Em Londres, o policial passará o dia todo com o equipamento e, quando seu expediente terminar, ele deverá conectar sua câmera a um dock que recarregará a bateria do aparelho e enviará as gravações para um servidor remoto. Caso os vídeos não sejam solicitados em 30 dias, serão todos deletados.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.