Conheça o simulador militar super-realista que roda em um simples notebook

1 min de leitura
Imagem de: Conheça o simulador militar super-realista que roda em um simples notebook

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Kotaku)

Nos últimos anos, a maneira como os militares treinam para pilotar aviões mudou drasticamente: de exercícios reais, eles passaram para simulações virtuais avançadas. O único problema é que o hardware utilizado para esses simuladores é grande e, principalmente, extremamente caro, tornando o método atual longe de acessível.

Mas um projeto feito pelo estúdio GameSim, com financiamento da Força Aérea americana, promete mudar esse quadro por completo. Trata-se do Tactical Training Rehearsal Environment (“Ambiente de Treino e Ensaio Tático” ou TTRE), um software de simulação que, segundo o Kotaku, foi feito para ser extremamente portátil e não precisar de enormes telas.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Kotaku)

O treinamento do futuro

O que mais surpreende no TTRE é certamente a possibilidade de usar apenas objetos que podemos encontrar em lojas de eletrônicos. Atualmente, tudo o que você precisa é de um par de óculos simuladores Vuzix Wrap 1200DX e um conjunto de acelerador e manche (no caso, um Saitek X52 Pro) para controlar o avião. Acessórios como esses custam em torno de pouco mais de R$ 2 mil, no total – em comparação aos dispositivos caríssimos dos militares, é uma diferença e tanto.

Basta ter estes acessórios e um notebook para usar o TTRE (Fonte da imagem: Reprodução/Kotaku)

Com isso, tudo o que resta a ser feito é conectar tudo isso a um notebook simples para que o TTRE esteja pronto. O resultado é incrível: como você pode ver na imagem do início da matéria, o programa gera uma simulação fiel do interior de um caça, ajudando os soldados a se prepararem para seus voos reais; ao mesmo tempo, o sistema é barato e extremamente fácil de ser transportado.

F-35, o primeiro avião disponível no simulador (Fonte da imagem: Reprodução/Kotaku)

Embora já esteja praticamente pronto, o TTRE ainda tem um longo caminho a seguir. Atualmente, ele está sendo configurado apenas para a simulação de caças F-35, mas deve ganhar ajustes para vários outros veículos militares.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.