Veja o monstruoso tanque russo Terminator ainda mais mortal

1 min de leitura
Imagem de: Veja o monstruoso tanque russo Terminator ainda mais mortal

Se existem duas coisas que a Rússia manja são vodca e indústria bélica. O país não para de fabricar engenhosos veículos armamentistas – ou as armas em si –, seja para “brincadeira” ou coisa séria. Agora, a Rússia apresentou o novíssimo tanque BMPT-72, apelidado de “Terminator 2”, uma versão aprimorada do modelo anterior. É o que podemos conferir no vídeo acima.

Construído pela Uralvagonzavod (que palavrão, pois é), o BMPT-72 carrega toda a tecnologia de ponta do talento russo em um tanque cuja estrutura de suporte é a T-72, uma das plataformas mais bem-sucedidas utilizadas em armamentos em escala mundial.

Comparado ao modelo BMPT anterior – que passou a funcionar oficialmente em 2005 –, o Terminator 2 tem um design bastante arrojado e diversos aprimoramentos na tecnologia empregada. A começar pela cabine interna, que está mais espaçosa. A torre de tiro – também conhecida como “turret” – está com um perfil mais discreto, braços menores aperfeiçoados e bem revestidos para uma melhor proteção de seus mísseis expostos. Os sistemas de navegação e controle de tiro também receberam upgrades.

O Terminator 2 conta com um motor B84MC de nada menos que 850 cavalos de potência ou um opcional B92C2 com “só” 1,000 cavalos de potência. Ambos os motores são equipados com cooler líquido V12 e funcionam a diesel.

(Fonte da imagem: Gizmodo)

Armamento pesado

O armamento do Terminal 2 também foi significativamente aprimorado e agora conta com um arsenal poderoso: ele carrega um par de autocanhões A242 de 30 milímetros e 600 RPM capazes de perseguir alvos e penetrar blindagens de outras armaduras. Também há uma metralhadora de 7,62 milímetros, quatro lançadores de mísseis guiados e um par de lançadores de granada de 81 milímetros.

Que poderio, não? O Terminator 2 teve lançamento oficial no último dia 25 de setembro na exposição anual de armas Nizhny Tagil. A Uralvagonzavod mostrou otimismo com seu novo “brinquedinho” em press release oficial. “A grande vantagem que o BMPT-72 oferece a todos que operam com tanques T-72 é que eles podem fazer upgrade prontamente e a um custo mínimo de seus armamentos para um modelo ultramoderno, com capacidade aumentada, mais mobilidade e proteção sem a necessidade de comprar máquinas de alto custo”, afirmou a companhia.

Caso você se depare com um desses na rua, use o método mais simples de evitar qualquer conflito: corra.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.