Exército britânico vai ganhar uniforme com suporte elétrico

1 min de leitura
Imagem de: Exército britânico vai ganhar uniforme com suporte elétrico

(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

Já passou o tempo em que os militares iam para os campos de batalha com apenas um cantil, armamentos e um capacete. Atualmente, muitos equipamentos eletrônicos devem ser carregados também, o que os força a levar uma série de carregadores de bateria para todos os lugares a que vão. Mas isso pode estar prestes a mudar, graças a uma nova tecnologia da Intelligent Textiles.

Sendo financiada pelo CDE (Centre for Defence Enterprise), a empresa criou um novo uniforme “e-textilles” para os soldados britânicos, que é capaz de armazenar energia elétrica em uma bateria para transmitir em seguida para os equipamentos eletrônicos – por meio de cabos resistentes criados especialmente para o sistema.

Uma das principais preocupações dos responsáveis é relacionada à segurança, pois fios elétricos podem causar problemas quando mal isolados. Isso vai desde pequenos choques até queimaduras mais complicadas em alguns casos. Por essa razão, uma estrutura como a oferecida pelo novo uniforme é muito importante.

Testes de campo

Segundo o BBC News, em breve começarão a ser realizados testes com o equipamento em situações mais reais. Os principais pontos que precisam ser avaliados são a autonomia da bateria utilizada no sistema e também o isolamento dos equipamentos, que podem ser constantemente expostos a situações de umidade extrema.

É possível que algumas unidades do novo uniforme sejam entregues ainda em 2012, mas o exército do Reino Unido não deve empregar o equipamento em escala antes de 2014 ou 2015. O mesmo se aplica a um teclado dobrável que está sendo desenvolvido pela mesma empresa e que deve fazer parte do uniforme militar britânico em breve.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.