nEUROn: conheça a primeira aeronave de combate furtivo não tripulada da Europa

1 min de leitura
Imagem de: nEUROn: conheça a primeira aeronave de combate furtivo não tripulada da Europa

(Fonte da imagem: The Aviationist)

Na última sexta-feira (20), Charles Edelstenne, Presidente e CEO da Dassault Aviation, apresentou ao mundo o nEUROn, primeira aeronave de combate furtivo sem tripulantes desenvolvida inteiramente na Europa. Estiveram presentes na demonstração da novidade representantes dos países que apoiam o projeto – França, Itália, Suécia, Espanha, Suíça e Grécia.

O nEUROn é resultado de cinco anos de pesquisas, designs conceituais e testes realizados em laboratórios especializados. A próxima etapa de desenvolvimento do veículo envolve análises de seu motor em situações reais – a estreia da aeronave nos céus está programada para acontecer até a metade de 2012.

(Fonte da imagem: The Aviationist)

Os criadores do projeto também pretendem realizar uma bateria de testes de campo, que serão conduzidos na França, Suécia e Itália. O objetivo será avaliar quesitos como dirigibilidade, capacidade furtiva e a habilidade de usar munições guiadas de precisão, bem como sua integração a um ambiente C4i (comando, controle de comunicação, computadores e inteligência).

Os responsáveis pelo nEUROn avisaram que a aeronave não será produzida em larga escala, já que seu objetivo é atuar somente como um modelo de desenvolvimento para outros veículos de combate aéreo não tripulados. O projeto é somente o primeiro de seis passos dados pelos países participantes na criação de tecnologias que permitam o uso futuro de uma grande quantidade de aparelhos furtivos em campos de batalha.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.