Nova tecnologia de camuflagem consegue fazer até tanques de guerra sumirem

1 min de leitura
Imagem de: Nova tecnologia de camuflagem consegue fazer até tanques de guerra sumirem

A BAE Systems desenvolveu um novo sistema de camuflagem para tanques de guerra. A ADAPTIV, como foi chamada, é uma tecnologia que substitui os métodos tradicionais para ocultar tais veículos (como tinta ou redes). Ela possibilita adaptação à temperatura ambiente e faz com que o tanque se passe por outro objeto (como um carro), quando visto por meio de um sensor térmico.

Conheça o mecanismo

A camuflagem desenvolvida no ADAPTIV conta com um sistema composto por painéis hexagonais (com alguns pontos nas intersecções) feitos de um material que muda a temperatura de forma rápida. Eles são controlados por câmeras térmicas que captam ininterruptamente imagens do clima à volta do tanque.

Elas funcionam inclusive quando o tanque está em movimento. Esse sistema de camuflagem térmico, então, é capaz de projetar uma imagem no tanque que se adapte ao cenário e seja semelhante a outros objetos (como carros, caminhões, rochas etc) para um sistema de visão por calor.

(Fonte da imagem: YouTube)

Além disso, segundo a fabricante, eles consomem uma quantia relativamente pequena de energia. A BAE Systems tem a previsão de dois anos para começar a produção dessa tecnologia. Acima, você pode conferir o vídeo do ADAPTIV (as legendas estão em inglês).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.