Tecnologia militar permite que soldados vejam atrás de obstáculos

1 min de leitura
Imagem de: Tecnologia militar permite que soldados vejam atrás de obstáculos

A DARPA é o braço tecnológico do exército americano no que diz respeito aos objetos e tecnologias mais doidos que existem. Canhões de plasma, robôs e veículos híbridos são apenas alguns projetos que ela está envolvida. Agora, trabalhando em parceria com a NVIDIA, a DARPA está mostrando uma tecnologia chamada Virtual Eye.

A Virtual Eye, ou Olhos Virtuais, une duas imagens diferentes em um ambiente 3D em tempo real. Isso é feito por meio de um junção entre um notebook poderoso e duas câmeras. Dessa maneira, o sistema permite que soldados vejam o que existe atrás de paredes e obstáculos.

Veja no vídeo abaixo como funciona.

Como acontece

O processo exige que dois drones — ou robôs — equipados com câmeras cubram áreas diferentes. Assim, um software rodando no notebook une as imagens em um cenário virtual que utiliza a "extrapolação" para preencher pixels perdidos, como explica o Engadget.

O notebook em questão roda duas GPUs NVIDIA K20, força suficiente para as imagens em tempo real serem rotacionadas em qualquer direção, sem qualquer problema. Os pesquisadores também indicam que a tecnologia Virtual Eye pode ser utilizada para esportes, já que o telespectador poderia alterar ao vivo o ângulo que deseja assistir a uma partida.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.