Macacos estão roendo cabos de fibra óptica na Índia e trazendo problemas

1 min de leitura
Imagem de: Macacos estão roendo cabos de fibra óptica na Índia e trazendo problemas
Imagem: Wikimedia Commons/Ken Wieland

Como um país em franco desenvolvimento, a Índia lançou um plano para investir US$ 18 bilhões na melhoria da infraestrutura de TI. Velhos problemas assombram o membro dos BRICS, como a falta de energia elétrica e as megacidades que cresceram sem planejamento. Agora, um contratempo inusitado veio se somar.

A cidade sagrada de Varanasi, que tem 3 mil anos de história, é lar de centenas de macaquinhos que, aparentemente, estão achando os cabos de fibra óptica uma delícia. Vários pontos das fiações apareceram roídos.

"Não podemos deslocar os templos daqui. Não podemos modificar nada, tudo está construído. Os macacos destroem e comem todos os cabos", afirmou o engenheiro de comunicação A.P. Srivastava à Reuters. Ele supervisiona a expansão das novas conexões, mas disse que sua equipe teve que trocar a fiação que corre às margens do rio Ganges em menos de dois meses por causa dos animais.

O engenheiro diz estar procurando por alternativas, mas existem poucas. A cidade é incrivelmente populosa, com mais de 2 milhões de habitantes, e enterrar os cabos está fora de questão. Caçar ou prender os bichinhos enfureceria os habitantes e os visitantes dos templos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.