Veículo autônomo de transporte público já está em fase de testes no Japão

1 min de leitura
Imagem de: Veículo autônomo de transporte público já está em fase de testes no Japão

Uma guerra discreta vem sendo travada por empresas de tecnologia no desenvolvimento de veículos autônomos tanto particulares quando na área de transporte público. Em diversos países do mundo, testes vêm sendo realizados por gigantes tecnológicos em busca de praticidade e segurança em carros, caminhões e ônibus que possam trafegar as ruas sem oferecer perigo para outros automóveis, pedestres e passageiros.

O simpático Robot Shuttle já percorre a modesta distância de 400 metros em uma via pública próxima ao lago Tazawa, na cidade de Senboku

No Japão, o simpático Robot Shuttle já percorre a modesta distância de 400 metros em uma via pública próxima ao lago Tazawa, na cidade de Senboku, província de Akita. Conduzindo 6 pessoas – a metade de sua lotação máxima –, o Robot Shuttle foi capaz de realizar o trajeto em segurança, levando e trazendo passageiros a uma velocidade de 10 km/h.

Os testes estão sendo realizados por uma parceria entre o governo japonês e a empresa DeNA, que juntamente com a operadora NTT Docomo também realiza experimentações com a tecnologia 5G de internet móvel. A ideia é levar esses novos projetos em desenvolvimento para cidades pequenas, no interior do Japão, para posteriormente adaptá-los ao movimento frenético das grandes cidades.

Confira no vídeo o funcionamento do Robot Shuttle nas pacatas ruas do interior japonês:

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.