Fiesta vira quarentão e Ford revive primeiros testes do carro em vídeo

2 min de leitura
Imagem de: Fiesta vira quarentão e Ford revive primeiros testes do carro em vídeo

40 anos é muito tempo. Se pararmos pra pensar, muita coisa se alterou de lá pra cá. Tanto a Guerra Fria entre EUA e URSS quanto a Ditadura Militar brasileira acabaram. A internet foi de algo quase inexistente para um elemento essencial das nossas vidas. Sabe o que mais mudou nas últimas quatro décadas? O Ford Fiesta, que se transformou bastante desde o seu primeiro modelo, lançado em 1976 – e a fabricante resolveu lançar uma série de vídeos comemorativos sobre o quarentão.

No mais recente deles, a empresa conta um pouco como foi o desenvolvimento e mostra um pouco da evolução de como era a tecnologia de testes que eram aplicados aos veículos na época e como ela é hoje. E para narrar essa história, ninguém melhor do que Karel Willaert, um dos engenheiros que participaram da criação da primeira geração do Fiesta no Campo de Provas da Ford em Lommel, na Bélgica.

Além de mostrar um pouco de como eram as coisas antigamente – com direito a uma conexão CABEADA para levar dados dos sensores no carro para um “veículo-mãe” –, o vídeo também leva o engenheiro para reviver a experiência no local com o modelo quarentão. “Cada componente foi testado à exaustão, além dos limites normais, e ele teve um bom desempenho desde o começo. Já se passaram 40 anos desde que testei o Fiesta pela primeira vez e é muito legal poder fazer isso novamente”,

Evolução visível

Tanto antigamente quanto hoje, as provas de rodagem incluem trajetos por vários tipos de superfície, indo do asfalto para paralelepípedos, pedras e terra para testar o conforto, segurança e durabilidade do carro. Além disso, os automóveis são conduzidos por tanques de água e outros meios, tudo para medir seu desempenho em diferentes temperaturas.

“Quando não havia problemas, dirigíamos mias de 1 mil km diários, de dia e de noite. Conduzimos tanto que a distância percorrida daria para ir e voltar duas vezes à Lua. [...] Levo o Fiesta no meu coração, especialmente quando vejo que o carro continua nas ruas, e tenho orgulho de termos criado um início tão significativo para ele”, pontua Willaert, cheio de nostalgia e orgulho.

Acima, você pode conferir outro vídeo que faz parte da série dos 40 anos do Fiesta, mostrando as várias gerações do modelo na época em que saíram. Em meados do ano passado, tivemos a chance de visitar o campo de testes da Ford para ver de perto como os vários aspectos de novos veículos são postos à prova antes que eles sejam levados às lojas – clique aqui para conferir.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.