Modo autopiloto de F16 salva a vida de militar inconsciente [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Modo autopiloto de F16 salva a vida de militar inconsciente [vídeo]

Um militar estudante da Força Aérea dos Estados Unidos acabou desmaiando durante uma manobra que exigia um grau alto de conhecimento. Felizmente, o modo Auto-GCAS do caça F16, que ele estava pilotando, acabou salvando o militar de uma queda que resultaria em morte.

Esse sistema Auto-GCAS, diminutivo para Sistema Automático de Prevenção de Colisões com a Terra, foi desenvolvido durante 30 anos em uma parceria entre a NASA, a Lockheed Martin e o laboratório de pesquisa da Força Aérea. Ainda, caso você não saiba, o modo autopiloto foi colocado nos caças em 2014 e essa é a quinta vez que ele salva a vida de um militar em voo.

No vídeo, você poderá ver o momento que o sistema entra em ação: ele, de maneira contínua, compara uma predição da trajetória do avião em relação ao solo. Caso o Auto-GCAS perceba que o caça vai colidir, o autopiloto assume automaticamente a direção. Isso acontece na marca de 26 segundos do vídeo.

Apenas para notar: o estudante militar passa bem. Ele acabou perdendo a consciência quando a força G induzida pelo caça bateu 8.3 g — o piloto também acordou antes do final do vídeo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.