Sem PC: hacker altera hardware para jogar Snake em teclado retroiluminado

1 min de leitura
Imagem de: Sem PC: hacker altera hardware para jogar Snake em teclado retroiluminado

Muita gente curte um clima mais escurinho para trabalhar, estudar ou se divertir no computador, e, para essas pessoas, um teclado retroiluminado costuma ser uma mão na roda. Um usuário com bastante habilidade transformou um produto desses em mais do que uma simples ajuda para digitar na escuridão, hackeando um Coolermaster QuickFire Rapid-I para rodar até o mundialmente famoso Snake.

É impressionante o que algumas pessoas com um nível de conhecimento avançado em tecnologia conseguem fazer, e, no caso do teclado mecânico da Coolermaster, o resultado é bastante criativo. O hacker conseguiu alterar o funcionamento da iluminação de fundo do dispositivo, fazendo com que, por exemplo, ela só se ativasse quando uma tecla fosse pressionada – ou ainda criando um efeito de cascata, acendendo gradualmente as teclas adjacentes.

A ideia de fazer o teclado servir como uma plataforma de jogos, porém, veio de comentários de colegas do autor do artigo no site SpritesMods. “Você já está com o teclado a 24 horas. O negócio tem um monte de LEDs e algumas setinhas. Estou desapontado que você ainda não tem Snake rodando nele ainda”, brincou um dos amigos. Ele diz que no começo riu disso, mas resolveu colocar o plano em prática.

Utilizando o poder do processador ARM Cortex do teclado, algumas modificações de hardware, uma boa dose de códigos e a programação de uma versão de Snake especialmente para o periférico, deram conta do desafio. Você pode ver o resultado de tudo isso no vídeo no começo da postagem, e caso seja ousado o suficiente para fazer o seu, pode ler o guia passo-a-passo neste link – lembrando que tudo está em inglês.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.