Desative o touchpad do seu notebook

1 min de leitura
Imagem de: Desative o touchpad do seu notebook

O touch pad – ou seja, a área sensível ao toque presente em notebooks – é motivo de discussão entre os usuários. Alguns se sentem muito bem e não deixam de usá-lo, enquanto outros o abominam e fazem questão de usar mouses convencionais.

No entanto, estes últimos usuários ainda enfrentam algumas inconveniências. Por exemplo: ao digitar um texto, pode acontecer de passar pelo touch pad e mover o cursor ou clicar em algo involuntariamente, prejudicando o trabalho. Já outros usuários enfrentam problemas de desconforto e falta de costume.

Seja qual for o problema, é fácil desativar o touch pad do seu notebook. Em muitos casos, o próprio notebook dispõe de um botão para desligar este componente. Dê uma boa olhada no seu computador ou no manual dele em busca de orientação neste sentido.

Caso não haja tal botão, a solução é desativar o touchpad via Windows, e isso pode ser feito de duas maneiras. Primeiro, procure por algum programa especial que controle o dispositivo. Acesse o controlador do seu notebook para isso. Cada marca e modelo oferecem diferentes softwares controladores. Depois de localizado, não deve ser difícil desativar o dispositivo.

A segunda maneira (e esta não depende de nenhum programa), é o utilizar o Painel de Controle (Iniciar – Configurações - Painel de Controle). Dê um duplo clique em “Sistema”. Clique sobre a aba “Hardware” e clique no botão “Gerenciador de Dispositivos”.

Onde aparece “Mouse e outros dispositivos apontadores”, clique em “+” para expandir esta opção. Você deverá ver dois mouses listados: o touch pad e o mouse externo. Clique com o botão direito sobre o touch pad e selecione a opção “Desinstalar”.

Basta seguir estes passos para desativar o touchpad.

Em alguns casos, há a opção de desativar o mouse em vez de desinstalá-lo. No entanto, ela não é exibida sempre. Este procedimento pode ser revertido facilmente, bastando seguir estes mesmos passos e clicar em “Instalar” neste último passo.

Pronto, agora você pode facilmente desabilitar o touch pad de seu notebook e evitar erros involuntários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.