Nokia fechará websites da Fundação Symbian

1 min de leitura
Imagem de: Nokia fechará websites da Fundação Symbian

Sites da Fundação Symbian serão descontinuados

Mais uma notícia desanimadora em relação ao Symbian OS, o sistema operacional usado pela Nokia em smartphones: os websites da Fundação Symbian serão fechados em 17 de dezembro. A medida faz parte de uma transição anunciada pela empresa anteriormente.

No início deste mês, a Nokia anunciou que estava retomando o desenvolvimento do Symbian OS, o sistema operacional de seus smartphones e que, a partir do ano que vem, o sistema seria desenvolvido apenas pela empresa, voltando a ter o código-fonte fechado.

A princípio parece que o códifo-fonte do sistema continuará disponível, mesmo após o fechamento dos sites. Porém, o acesso aos arquivos será mais trabalhoso e custoso. De acordo com o anúncio publicado na Wiki da fundação, o código estará disponível através de DVDs ou discos rígidos USB que precisarão ser solicitados à Fundação Symbian. Além disso, o usuário terá que pagar pela mídia e pelo envio do material. Porém, o código ficará indisponível até o dia 31 de janeiro.

Os sites que serão encerrados até o dia 17 de dezembro são:

  • www.symbian.org, www.symbian.org/cn, www.symbian.org/jp;
  • developer.symbian.org (/cn e /jp), developer.symbian.org/jp, kernel.symbian.org;
  • horizon.symbian.org;
  • ideas.symbian.org; e
  • blog.symbian.org, blogcn.symbian.org, blogjp.symbian.org.

    Além disso, também serão descontinuadas a página do Symbian.org no Facebook e o perfil no Twitter (@symbian). Resta saber se com uma mudança dessas o sistema continuará evoluindo, a ponto de concorrer com o Android, Windows 7 e iOS.

    Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.