Review: Sony Ericsson Vivaz

6 min de leitura
Imagem de: Review: Sony Ericsson Vivaz

Ao contrário de empresas como a HTC e a Motorola, que firmaram parceria estável com o Android, assim como a Nokia (com sistema operacional Symbian), a Sony ainda varia entre SOs, buscando oferecer opções aos consumidores.

O Sony Ericsson Vivaz é um aparelho focado em multimídia e visa oferecer aos usuários a melhor câmera e um MP3 player excelente. Mas por trás de tanto potencial, existem características que podem não agradar.

Características

O Vivaz é um aparelho de tamanho médio. Seu peso é de 97 g, com uma tela de 3.2”, resolução de 360 x 640 pixels e tela touchscreen - resistivo. Isso significa que, para o melhor uso do aparelho, é necessário contar com a caneta stylus, inclusa no pacote.

A memória interna é de 75 MB, mas o aparelho vem com um poderoso cartão de 8 GB. A memória é expansível até 32 GB, com cartão microSD. A bateria resiste até 13 horas de conversação, com tempo de espera de 430 horas.

Sony Ericsson Vivaz

A conexão pode ser por meio do 3G ou Wi-Fi, com cabo USB para carregar o aparelho ou transferir dados. O Vivaz também possui rádio FM, GPS integrado, suporte Java e aplicativos do Google Maps, Facebook e YouTube.

Vamos ver o que há de melhor – ou pior – no Sony Ericsson Vivaz.

Aprovado

Câmera super potente!

Este é o foco do Sony Ericsson Vivaz: câmera digital. Quem possui um aparelho destes com certeza é aficionado por fotografia e vídeo. A câmera do Vivaz tem resolução de 8.1 MP que apresenta um resultado melhor do que o Sony Ericsson Satio, smartphone com câmera de 12 MP.

Reprodução: Sony

Isso porque o Vivaz possui um sensor melhor, capaz de gerar imagens com maior qualidade e menos ruído, mesmo em resolução menor. Além disso, o aparelho pode fazer boas fotografias e bons vídeos também em baixa iluminação.

Para fotografar, o usuário possui oito modos diferentes – como esportes, retrato, paisagem, noturno, automático e até o modo documento, para fotografar textos.  O tipo de foto pode ser normal, com detector de sorrisos, com foto panorâmica e com escolha do foco.

O modo panorâmico é muito prático. Basta selecionar o local da primeira foto e arrastar para o lado, seguindo a indicação na tela. Assim que estiver no local certo, de acordo com a grade exibida na tela, a câmera dispara sozinha. A opção de foco também é muito interessante, permitindo que o usuário toque na tela onde deseja privilegiar o foco da foto.

Sony Ericsson Vivaz

Foto em modo panorâmico

Além do automático, o Vivaz possui foco infinito, detector de rostos (para reconhecer automaticamente e otimizar o foco nas pessoas) e opção macro, privilegiando objetos pequenos na hora de fotografar.

O aparelho também possui iluminação LED, estabilizador de imagem, balanço de branco e efeitos para sobrepor à foto – preto e branco, sépia, ensolarado e negativo. Com o auxílio do GPS integrado, é possível colocar marcação geográfica nas imagens, informando exatamente o local da foto, com latitude e longitude.

As mesmas configurações podem ser usadas também para filmar. O modo vídeo do Sony Ericsson Vivaz chama atenção pela alta qualidade, em 720p. As cores ficam vibrantes e o estabilizador do aparelho faz com que você obtenha imagens menos tremidas e mais nítidas.

Para acessar vídeo e foto, o usuário tem à disposição dois botões separados, além do botão de zoom de até 4x, disponível para as duas opções da câmera. Vivaz é um aparelho ideal para quem gosta de registrar todos os momentos.

Design

O design do Vivaz é um aspecto que chama atenção, merece elogios e também críticas. Inicialmente, vamos ao que há de mais interessante. O Vivaz está disponível em quatro cores: preto (com laterais azuladas), rosa, prata e azul. Ele possui visual elegante, com poucas teclas e acesso facilitado.

Reprodução: Sony

Multimídia

Para os que adoram fazer do seu smartphone um MP3 player, o Vivaz é excelente. A primeira boa notícia é que o fone de ouvido tem entrada universal. Dessa forma, você pode utilizar o que achar mais confortável, sem se prender ao fone que vem com o aparelho. No entanto, também é possível utilizar fones de ouvido sem fio, por meio de conexão Bluetooth.

As músicas podem ser organizadas por artistas, álbuns, trilhas, listas de reprodução, livros em áudio e podcasts. O Vivaz também possui o TrackID, um aplicativo que reconhece músicas e artistas, caso você não saiba quem está cantando.

Teethering

O Vivaz, devido ao sistema operacional Symbian, permite que o usuário faça do seu aparelho celular um modem que, quando inserido no computador, pode fornecer conexão 3G à máquina. Esta é uma excelente solução para locais que não possuam Wi-Fi ou outro tipo de conexão.

Reprovado

Tela resistiva

Na disputa entre telas sensíveis ao toque resistivas ou capacitivas, não há dúvidas quanto a preferência da maioria dos usuários pelas telas capacitivas. No entanto, o Vivaz vai na contramão desta preferência. Para utilizar o aparelho com qualidade, o usuário depende da caneta stylus - principalmente para utilizar o teclado QWERTY digital.

Reprodução: SonySymbian

Aqui o Symbian aparece como aspecto negativo, principalmente pelas limitações que ele impõe ao usuário. O Vivaz é um aparelho bom, com um processador Cortex A8 de 720 MHz – responsável pelo alto desempenho de foto e vídeo.

No entanto, o usuário do Symbian fica limitado a uma – já muito criticada – interface pouco amigável e à dificuldade de baixar aplicativos, em oposição à facilidade conquistada por usuários da App Store e do Android Market. Apesar de oferecer temas variados, papel de parede dinâmico e até jogos em 3D, o sistema operacional deixa a desejar.

Design

Agora podemos citar as características negativas do design do Sony Ericsson Vivaz. A primeira delas é que não há proteção para a lente da câmera do aparelho. Ou seja, a principal característica do Vivaz fica desprotegida.

Um agravante é que a parte traseira do aparelho é curvada, fazendo com que a lente seja exatamente o ponto de apoio. Isso pode gerar riscos e danos à câmera digital do smartphone. O ideal é utilizar capas de silicone para proteger o local.

A forma de bloqueio da tela e das teclas do aparelho também não é muito funcional. Para travar, aperte o botão na parte superior do Vivaz – o mesmo utilizado para ligar e desligar o aparelho.

No entanto, para destravar, basta tocar “Desbloquear” na tela, sem ser necessário ativar outra tecla ou um toque mais demorado. Dessa forma, o desbloqueio é muito fácil e pode ocorrer acidentalmente.

Os botões da câmera digital também podem ser acionados, mesmo que o aparelho esteja bloqueado. Outro aspecto negativo é a capa traseira. Ela não é tão fácil para ser retirada, por isso, muito cuidado quando for inserir ou retirar seu chip, para não quebrar seu smartphone.

Vale a pena?

Sony Ericsson VivazA pergunta que deve ser feita antes de comprar um smartphone é: para que vou utilizá-lo? Se você quer ter uma câmera digital o tempo inteiro para registrar todos os momentos, o Sony Ericsson Vivaz é muito indicado. A qualidade da imagem e do som capturados pelo aparelho são impressionantes.

E além disso é possível navegar na internet, acessar jogos e aplicativos e, é claro, telefonar. No entanto, usuários do iPhone e Android podem não gostar das limitações e da interface do Symbian, um sistema operacional que está a ponto de ser substituído.

O Vivaz está disponível no Brasil pela operadora Claro, e seu preço pode variar e sair até por R$ 1300. No entanto, você pode adquirir o Vivaz gratuitamente, dependendo do plano que escolher.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.