Adeus, notebooks: conheça o Surface Pro 4, o novo tablet da Microsoft

3 min de leitura
Imagem de: Adeus, notebooks: conheça o Surface Pro 4, o novo tablet da Microsoft

O carro-chefe da conferência da Microsoft nesta terça-feira (6) foi o tablet Surface Pro 4, a nova geração da central de produtividade da empresa.

O aparelho é vendido como um programa definitivo para quem precisa trabalhar, assistir a vídeos ou escrever recados e documentos, entre muitas outras funções.

A própria Microsoft apresentou o dispositivo como "aquele que vai aposentar seu laptop", já que ele reproduz em hardware e funções boa parte dos atrativos de um notebook. Vale lembrar que, ao mesmo tempo, ela também introduziu o Surface Book.

Aprimorado em tudo

O Surface Pro 4 é mais fino e leve do que a geração anterior, além de possuir uma tela maior e de mais resolução. Apesar da nova medida de display, o tamanho do dispositivo continua o mesmo em relação ao Surface Pro 3.

Segundo a própria Microsoft no evento, ele é 30% mais rápido do que o Surface Pro 3, além de ter "50% de vantagem" em relação ao MacBook Air — seja lá o que isso signifique. A concorrência maior no mercado, entretanto, deve ser com o iPad Pro.

A tela PixelSense de 12,3" tem proteção Gorilla Glass 4 e exibe até 5 milhões de pixels. Ela foi otimizada para respostas a comandos do seu dedo ou de uma caneta Stylus. O display reconhece até 1.024 níveis de pressão diferentes e garante precisão em funções como latência e paralaxe.

Especificações técnicas

  • Sistema operacional: Windows 10 Pro
  • Tela: 12.3” PixelTouch display (2736 x 1824 pixels e 267 ppi)
  • Processador: Intel Skylake Core M3, i5 ou i7
  • Memória RAM: 4 GB, 8 GB ou 16 GB
  • Armazenamento interno: SSD de 128 GB, 256 GB, 512 GB ou 1 TB
  • Conectividade: WiFi 802.11a/b/g/n e Bluetooth 4.0
  • Câmeras: 5 MP frontal (HD) e 8 MP traseira (grava em 1080p)
  • Placa de vídeo: Intel HD graphics 515 (M3), Intel HD graphics 520 (i5) ou Intel® Iris graphics (i7)
  • Bateria: até 9 horas de reprodução de vídeo
  • Medidas: 292,1 x 201,4 x 8,45 mm
  • Peso: 766 g (M3) ou 786 g (i5 e i7)

Caneta com borracha e nova dock

A Microsoft ainda apresentou um novo acessório para o tablet: a nova geração da caneta Surface Pen, com alta variedade de cores. O primeiro grande destaque dela é a presença de uma "borracha" em uma das extremidades para apagar anotações ou desenhos que estejam incorretos.

A caneta ainda conta com uma bateria que dura um ano inteiro e armazenamento magnético — ou seja, ela "gruda" na lateral do Surface, facilitando o armazenamento e impedindo que você perca ela facilmente. Ao pressionar o botão no acessório, a Cortana é ativada.

Já o novo dock do Surface Pro é conectado via cabo com o tablet e conta com quatro entradas USB 3.0, dois conectores DisplayPort 4K e um cabo Ethernet, além de ser retrocompatível com o Pro 3.

Mudaram: Type Cover e trackpad

O teclado que é também uma capa protetora não deve em nada para notebooks, com um sistema de teclas que permite uma digitação rápida e sem fazer muitos ruídos. Ainda assim, essa é a Type Cover mais fina já feita pela empresa.

Essa nova versão também pode ser dobrada na ponta, deixando o teclado com uma leve angulação na diagonal. Dessa forma, ele fica mais estável para digitação.

O trackpad de vidro ficou 40% maior e tem até cinco pontos de multitoque. Ele é também o mais preciso já acoplado em um produto da Microsoft. Logo ao lado dele, há um leitor biométrico (disponível somente nos Estados Unidos, ao menos por enquanto).

Hardware que se garante

Vai rodar muitos programas de uma vez ou passar bastante tempo com softwares pesados de edição e produtividade abertos? O Surface Pro 4 está preparado para o trabalho pesado com um sistema híbrido de resfriamento

As demais especificações técnicas também aguentam o tranco: o processador Intel de sexta geração (Skylake) pode ser combinado com até 16 GB de RAM e 1 TB de armazenamento interno. O Surface Pro 4 ainda conta com alto-falantes dianteiros imersivos para garantir um áudio de qualidade, além de uma webcam frontal com resolução de 8 MP e autofoco, ideal para videoconferências.

No campo do software, o Windows 10 Pro agrupa todas as novidades do sistema operacional mais recente da Microsoft. Há ainda integração completa com a assistente pessoal Cortana.

Disponibilidade

O tablet Surface Pro 4 tem a pré-venda iniciada a partir de hoje (6), com envios e vendas iniciando em 26 de outubro a partir de US$ 899 (cerca de R$ 3,4 mil na cotação atual) . Os acessórios serão vendidos separadamente.

O que você achou do poderoso Surface Pro 4 da Microsoft? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.