O que esperar do Surface 2

4 min de leitura
Imagem de: O que esperar do Surface 2

Foto da atual geração do Surface, o tablet da Microsoft. (Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

O Surface mal tinha sido anunciado (e ainda faltavam quase dois meses para o seu lançamento oficial) e já, em agosto do ano passado, se especulavam quais seriam as possíveis novidades para a segunda geração do tablet da Microsoft.

Um ano depois, a companhia anunciou que o modelo RT do seu gadget havia dado um prejuízo de quase US$ 900 milhões e que resolvera baixar em US$ 100 os preços da versão Pro do tablet.

Isso foi o suficiente para que nos últimos meses se intensificassem os rumores sobre a proximidade de chegada de uma nova geração do aparelho. Mas o que podemos esperar do “Surface 2”? Para responder essa pergunta, nós compilamos nesta matéria todos os boatos que circulam sobre ele.

Surface RT

Quando a Microsoft revelou ao mundo o seu tablet, ela deixou bem claro que a versão RT, por funcionar com chips ARM, teria uma configuração mais modesta. Como mencionamos acima, o modelo parece não ter emplacado e não está faturando o que a empresa esperava.

(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

Por isso, boatos afirmam que a companhia estaria planejando aposentar, pelo menos, o nome RT da sua linha de tablets. Contudo, o Surface ainda contaria com uma versão mais “light”, que teria melhorias significativas de hardware, mas que ainda usaria o Windows RT (edição do Windows 8 adaptado para tablets — leia-se: menos recursos).

Upgrade de hardware

É de se esperar que o Surface tenha um upgrade de hardware, assim como acontece com qualquer nova geração de um eletrônico. Os primeiros rumores nesse sentido revelam uma melhoria relevante nas especificações do modelo Pro. O tablet mais “parrudo” da Microsoft passaria a contar com 8 GB de memória RAM e um processador Intel Haswell Core i5.

Porém, ainda há muita especulação e dúvida sobre a CPU que será usada pelo Surface 2 — se é que será adotada apenas uma, já que ao que tudo indica ele terá várias versões. De um lado, a NVIDIA confirmou, através do seu CEO Jen-Hsun Huang, que está trabalhando com a Microsoft no desenvolvimento da próxima geração do tablet (usando provavelmente o Tegra 4).

(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

Por sua vez, de acordo com uma publicação do Bloomberg, a Qualcomm também estaria mantendo contato com a companhia fundada por Bill Gates e estudando a adoção do Snapdragon 800 com suporte para a tecnologia LTE (o 4G) nos novos portáteis.

Como ambas as fontes são bastante confiáveis (sendo uma delas o próprio dono de uma das empresas envolvidas), é de se imaginar que o Surface 2 possua uma boa variedade de modelos com especificações diferenciadas — talvez, focando em mercados específicos.

De todos os tamanhos

Rumores também dão a entender que o Surface 2 pode contar com variações de hardware são relacionados com o tamanho de sua tela. Lá no começo do ano, o jornal The Wall Street Journal veiculou uma matéria garantindo que a Microsoft criou uma edição do seu tablet com 7 polegadas.

(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

Já em meados de 2013, foi a vez do site The Verge assegurar que a companhia, depois de um deslize em uma das suas apresentações durante o evento para desenvolvedores Microsoft Build Developer Conference, estaria trabalhando com outras duas versões: de 7,5 e 10,6 polegadas.

Por fim, o Ubergizmo também teria recebido informações sobre uma possível edição com 8 polegadas. Como esses tamanhos intermediários são muito próximos, se fosse para apostar, nós colocaríamos nossas fichas em um modelo com 7 polegadas (ou 7,5”) e um segundo com 10,6 polegadas.

Mais ou menos inclinado?

(Fonte da imagem: Reprodução/CNET)

Outra peculiaridade do Surface que deve ganhar uma renovação é o Kickstand, aquele mecanismo adicional que serve para deixar o tablet “de pé”. O site Neowin, que supostamente possui contatos familiarizados com o desenvolvimento do gadget, informou que esse suporte ficou mais “refinado” (embora não tenha explicado o que isso quis dizer) e se tornou ajustável, ou seja, você poderá deixá-lo em ângulos diferentes.

Capa e carregador

Com as melhorias de hardware, o tempo de duração da bateria da nova geração do Surface poderá ser aumentado. Contudo, para garantir essa sobrevida da fonte de energia do tablet, a Microsoft já pensou em um Type Cover (capa que protege os gadgets de riscos e sujeiras) com uma bateria embutida.

Depois de críticas sobre baterias fracas no Surface, Microsoft pode criar solução. (Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

Assim, esse dispositivo conseguiria aumentar significativamente o tempo de utilização dos tablets longe da tomada e continuaria sendo um acessório vendido separadamente — como ocorre atualmente. O ponto negativo seria a “grossura” bem superior se comparado ao acessório convencional, por motivos óbvios. A espessura da capa passaria de 5,33 mm para 9,7 mm.

Virando um computador

Aproveitando o gancho de acessórios para o Surface, uma novidade que pode agradar aqueles que possuem a atual geração do tablet e fazê-los ter vontade de adquirir a evolução dele é a existência de um “dock station” chamado Surface Docking Station.

Hoje, o Surface conta apenas com um dispositivo que adiciona teclado e touchpad a ele. (Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

De acordo com os sites Neowin e WinSuperSite, o dispositivo, além de teclado e um touchpad, contaria com uma entrada mini DisplayPort, uma porta USB 3.0 e três USB 2.0, uma conexão para Ethernet de até 1 Gbps e saídas para microfone e fone de ouvido. Esse acessório que transformaria o tablet em praticamente um computador seria compatível apenas com a versão Pro do gadget.

Na onda dos relógios inteligentes

Conforme publicado pelo site AmongTech em meados de julho, foi descoberto que a Microsoft encomendou a produção de algumas unidades de telas com 1,5 polegada feitas de oxinitrato policristalino de alumínio — um material que é quase tão transparente quanto o vidro, só que quatro vezes mais resistente.

De acordo com uma fonte bastante próxima à empresa, ela já teria um protótipo de smartwatch em teste, o qual poderia funcionar em integração com o Windows 8, consequentemente podendo ser usado na companhia do Surface 2. O relógio inteligente seria disponibilizado nas cores azul, vermelha, amarela, preta, branca ou cinza.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.