Supercomputador Watson pode tornar o Siri algo obsoleto

1 min de leitura
Imagem de: Supercomputador Watson pode tornar o Siri algo obsoleto

(Fonte da imagem: Reprodução/Ubergizmo)

Considerado a personalidade do ano na web em 2011, o supercomputador Watson acaba de ganhar características que o tornaram um competidor de peso contra o Siri, da Apple. O complexo sistema de inteligência artificial desenvolvido pela IBM agora também é capaz de responder perguntas feitas usando a voz de maneira muito mais eficiente do que qualquer software disponível atualmente no mercado.

Até o momento, a função não foi aproveitada devido à grande quantidade de energia que o dispositivo consome no processamento de dados. Somente para acionar o aparelho é necessário que ao menos uma dúzia de servidores auxiliares estejam ligados, o que torna seu uso em larga escala algo pouco atrativo para sua desenvolvedora.

Foco no mercado empresarial

Segundo Bernie Meyerson, da IBM, esse cenário deve mudar em breve, já que a empresa está trabalhando de forma constante para diminuir a quantidade de energia usada pelo Watson. Caso os objetivos da companhia sejam concretizados, não deve demorar muito tempo para que o supercomputador possa começar a receber e processar de forma simultânea milhares de pedidos do público em geral.

Embora a empresa atualmente tenha como foco oferecer ferramentas para o meio empresarial, o rápido desenvolvimento do projeto pode fazer com que ela considere novas opções de negócios. Até o momento, não há qualquer expectativa sobre a forma como um serviço do tipo funcionaria, porém não se descarta a possibilidade de que ele seja oferecido para todos os smartphones e tablets do mercado através de um simples aplicativo.

Fonte: Ubergizmo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.