Supercomputador brasileiro Grifo04 é o 68º na lista dos mais rápidos do mundo

1 min de leitura
Imagem de: Supercomputador brasileiro Grifo04 é o 68º na lista dos mais rápidos do mundo

Grifo04 possuiu mais de mil GPUs Tesla. (Fonte da imagem: Reprodução/Baboo)

Produzido pela Itautec para ajudar nos estudos de processamento sísmico na Petrobras, o Grifo04 é o computador mais rápido do país e da América Latina. Ele possui nada menos que 1088 GPUs NVIDIA Tesla M2050 e consegue realizar mais de 250 trilhões de operações aritméticas por segundo.

O equipamento foi incluído na lista dos 500 computadores mais rápidos de 2012 e deixou o veterano do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Tupã (o 79º), para trás.

Além de superpoderoso, o Grifo04 dispõe de 17.408 núcleos e é econômico, consumindo 90% menos energia que o normal. Ele usa “apenas” 365,5 kW/h, contra 261,2 kW/h do Tupã, que possui quase o dobro de unidades de processamento.

O supercomputador da Petrobras custou R$ 15 milhões e deve auxiliar nos trabalhos na camada do pré-sal. Além do mais, o sistema operacional é completamente construído para funcionar em GPUs. Segundo a empresa, as unidades de processamento gráfico trabalham melhor que as CPUs comuns nessas situações.

No topo da lista, o rei dos supercomputadores assumiu o trono este ano. O Sequoia, construído pela IBM, fica nos Estados Unidos e conta com mais de 1,5 milhão de núcleos.

Fonte: Top500 e Plano Brasil

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.