Supercomputador com 30 mil núcleos pode ser seu por apenas 1.279 dólares por hora

1 min de leitura
Imagem de: Supercomputador com 30 mil núcleos pode ser seu por apenas 1.279 dólares por hora

Painel de controle do Monster Cat

A empresa Cycle Computing recentemente ativou um supercomputador com 30.472 núcleos de processamento, chamado “Monster Cat”. E o melhor é que a potente máquina pode ser sua a um custo de apenas 1.279 dólares por hora.

O computador foi classificado como o 30º mais rápido do mundo e possui, além dos mais de 30 mil núcleos, 27 terabytes de memória e 2 petabytes de espaço em disco. Claro que o foco da máquina é o de oferecer alta capacidade de processamento para empresas que não tenham um supercomputador próprio (e não para jogar Crysis 2 ou usar o Facebook).

Logo no lançamento, o Monster Cat já foi colocado em uso. Alugado por uma grande empresa farmacêutica de nome não divulgado, o computador executou um processamento de dados, que levaria uma semana para ser executado na rede da companhia, em apenas 9 horas, a um custo de 9 mil dólares (sim, a farmacêutica ainda teve um desconto).

Ainda não foi feito nenhum teste de desempenho nesse computador, mas o modelo anterior da mesma empresa (que possuí 10 mil núcleos) é capaz de executar aproximadamente 80 teraflops. Se assumirmos que o novo computador é três vezes mais rápido, chegamos à conclusão que o custo-beneficio do produto vai ser tornar bastante atraente para grandes empresas. Ainda mais se considerarmos que uma instalação dessas normalmente custa centenas de milhões de dólares para se tornar ativa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.