Samsung e Gamefly trazem serviço exclusivo de streaming de jogos de PS3/360

2 min de leitura
Imagem de: Samsung e Gamefly trazem serviço exclusivo de streaming de jogos de PS3/360

A Samsung fez suspense e anunciou uma bomba nessa segunda-feira, 29, durante evento de lançamento de sua nova linha de TVs SUHD: um serviço exclusivo de streaming de jogos. A notícia cai como luva porque, bem, esse é basicamente o único serviço da categoria no Brasil.

Trata-se de uma plataforma que nasce de uma parceria entre a Samsung e a Gamefly, empresa norte-americana especializada em streaming de games. Lá nos EUA, a logística funciona de forma semelhante ao Netflix: os usuários têm acesso a um determinado conteúdo consumido via streaming – neste caso, games, algo inédito.

O “Netflix dos games”

Para quem não se lembra, o Brasil já teve um serviço de streaming de jogos para PC: o OnLive. Ocorre que, após problemas em entregar o conteúdo em função das diversas vertentes que a instabilidade da internet brasileira tem e outros entraves de logística, o serviço foi encerrado no dia 30 de abril após ter sido comprado pela Sony.

Basicamente, essa era a única opção de streaming de jogos no Brasil. Agora, a Gamefly e a Samsung trazem um conceito renovado: transmitir todo o conteúdo diretamente da TV sem a necessidade de consoles. Isso torna a plataforma exclusiva e única no país, já que serviços como o PlayStation Now e outros não operam oficialmente por aqui.

Todas as Smart TVs 2015 da Samsung que possuem o novo Tizen, além dos modelos anunciados no evento de segunda-feira, vão disponibilizar a plataforma. O TecMundo esteve presente na ocasião para a cobertura completa, clique aqui para conferir. Celebridades esportivas compareceram à festa: os jogadores Rafael Marques (Palmeiras) e Lucas (Paris Saint German e ex-São Paulo) e o surfista Gabriel Medina.

Catálogo conta com títulos de PS3, Xbox 360 e PC

O catálogo inicial conta nomes com Batman: Arkham City, GRID 2, Pro Evolution Soccer 2015, LEGO Harry Potter, World Rally Championship e mais, tudo sem a necessidade de um console. Serão 50 jogos disponíveis a partir de 15 de julho, quando a plataforma entra no ar, e aproximadamente 80 até o final do ano.

Os títulos serão disponibilizados em pacotes por gênero ou até mesmo individualmente, como uma customização para o cliente. Dessa forma, fica mais fácil o usuário escolher aquele que quer jogar pelo tempo que quiser.

Testamos: serviço apresenta estabilidade, mas há um certo slowdown

Basicamente, basta conectar um joystick com WiFi ou cabo USB que seja compatível
com o televisor para jogar os games. A Samsung diz que, atualmente, mais de 15 joysticks são compatíveis.

Testamos Batman: Arkham City por alguns minutos e o desempenho agrada, apesar de não reproduzir exatamente aquilo que você veria num console. A imagem fica estável e a resolução não tem downgrade, mas há um sutil slowdown na movimentação dos pixels – afinal de contas, tudo aquilo está sendo transmitido via internet.

Quanto de conexão é preciso ter?

De acordo com a Samsung, 8 MB são suficientes para transmitir os jogos em pleno funcionamento, sem gargalos ou resolução diminuída. É claro que essa taxa pode ser variável de acordo com o jogo transmitido, mas essa é a base defendida pela empresa.

Conforme mencionado, a plataforma estará disponível em todas as Smart TVs Samsung 2015 que possuem a plataforma Tizen, com modelos que variam de 32 a 88 polegadas e têm preço sugerido a partir de R$ 1.749.

Preço e disponibilidade das novas TVs

A linha de TVs Samsung SUHD traz modelos que variam de 55 a 88 polegadas. O preço começa em R$ 9.999. Os aparelhos estarão disponíveis no mercado brasileiro a partir do mês de julho, nas principais lojas físicas e virtuais do país.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.