Steve Jobs era contra TV da Apple e apps de saúde

2 min de leitura
Imagem de: Steve Jobs era contra TV da Apple e apps de saúde

(Fonte da imagem: Reprodução/Business Insider)

Depois de lançar um player de música, um smartphone e um tablet, qual será a próxima jogada da Apple? O consumidor espera por um televisor ou um smartwatch, mas a companhia trabalha sem revelar detalhe algum. Só uma coisa é certa: o cofundador e ex-CEO da empresa, Steve Jobs, não gostava nem um pouco da ideia de um aparelho de TV com a marca da Maçã.

Esse fato foi detalhado no livro récem-lançado "Haunted Empire: Apple After Steve Jobs" (algo como "Império Assombrado: Apple Depois de Steve Jobs", em tradução literal). Na obra, escrita pelo ex-repórter Yukari Iwatani Kane, há a história sobre um encontro realizado em 2010 entre os "top 100 funcionários da empresa". Em certo momento, Jobs abriu espaço para responder a perguntas de funcionários – e uma delas era justamente sobre a possibilidade de lançar uma TV.

"Não", disse o ex-CEO, falecido em 2011, sem pensar por um segundo. "Televisão é um péssimo negócio. Elas não têm rotatividade e as margens são péssimas". A lógica é diferente do iPhone, por exemplo: os consumidores costumam trocar de modelo a cada dois anos. Meses após essa declaração, ele deixou o cargo por motivos de saúde. Será que a empresa vai respeitar a opinião do cofundador?

App de saúde? Não, obrigado

A Forbes publicou outra história curiosa sobre Jobs. Em 1977, quando smartphones ainda estavam longe de existir, um médico criou o que seria o primeiro aplicativo de saúde do mundo: uma calculadora de probabilidade de surgimento de doenças do coração baseada em resultados de testes, rodando em um dos computadores básicos da Apple. Animado, George Diamond reuniu-se com o cofundador da empresa para apresentar o projeto e, quem sabe, vender a ideia.

O projeto foi negado. "Você tem que entender. Isso é algo que ninguém no mundo compreende ainda. Eu não posso me distrair. Estou tentando fazer o melhor martelo que consigo, o melhor do mundo. Você pode usá-lo para derrubar algo ou construir outra coisa. Eu realmente não ligo para o que você faz com o meu martelo. Eu só quero fazer o melhor martelo possível. E o que você está fazendo é uma construção maravilhosa, mas, para mim, é uma distração", teria dito Jobs, em uma metáfora que fez com que Diamond largasse a ideia e abrisse o próprio consultório em Los Angeles.

Quase quatro décadas depois, a Apple pode lançar um app de saúde para o iOS 8.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.