Quero meu dinheiro de volta: saiba como pedir reembolso do Steam [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: Quero meu dinheiro de volta: saiba como pedir reembolso do Steam [vídeo]

O Steam é a maior plataforma de jogos no PC. Segundo eles, são mais de 100 milhões de usuários cadastrados e mais de 2 mil games disponíveis. No começo deste mês, teve início o serviço de reembolso de jogos. Sim meus caros amigos, seu PC não aguenta? Você não gostou do jogo? Comprou errado? Não tem problema, agora você poderá receber seu dinheiro de volta na carteira Steam, mesmo que os títulos ainda estejam em pré-venda.

Ok, mas como fazemos isso? É bastante simples, e nós vamos explicar como reaver seu rico dinheirinho após uma compra malsucedida.

A primeira coisa a fazer é logar com a sua conta na página do Steam e clicar em suporte, no menu superior. Depois, você vai ver uma tela com alguns dos seus jogos e opções, clique em “Uma compra”.

Fazendo isso, uma lista com todas as suas últimas aquisições vai aparecer:

Escolha o game que você quer “devolver”. O Steam vai perguntar o motivo pelo qual você está pedindo o reembolso. Na verdade, aqui você pode clicar em qualquer um, pois a causa pode ser explicada no próximo passo. Por exemplo, clicando em “Não era o que eu esperava” ou em “Comprei por acidente”, a mesma tela vai abrir com a opção “Quero solicitar um reembolso.

No campo “Motivo” você pode informar o que o levou a pedir o reembolso. Entre as opções, estão aquelas descritas anteriormente e outras como “Trava com frequência”, “Não funciona”, “Não é divertido” ou “Meu computador não atende aos requisitos mínimos”. Se quiser, é possível colocar observações explicando exatamente o que ocorreu. Agora, é só clicar em “Enviar solicitação”.

Depois de alguns minutos, você vai receber um email do Steam com a seguinte informação:

Agora que a Valve está com a sua solicitação, você deve aguardar pacientemente. A empresa vai analisar seu pedido. Devemos avisar que isso pode levar um tempinho. No nosso caso, mais tarde naquele mesmo dia, recebemos uma segunda mensagem:

Respondendo a quaisquer dúvidas que possam ter aparecido: sim, já se passaram os sete dias. E sim, recebemos a quantia de volta. É importante se ater a três pontos importantes:

  • Primeiro: o Steam vai NEGAR qualquer pedido de reembolso de jogos comprados a mais de 14 dias.
  • Segundo: o pedido também vai ser NEGADO caso o game tenha sido jogado por mais de duas horas.
  • Terceiro: os cheaters que foram banidos pelo VAC (Sistema Valve Antitrapaça) não tem vez aqui, o direito de reembolso será revogado (HÁ HÁ).

Mas e os DLCs e compras in game? Posso pedir reembolso?

Pode. No caso dos DLCs, aqueles que foram comprados na loja Steam podem ser reembolsados em até 14 dias da data de compra, desde que o produto base não tenha sido jogado por mais de duas horas desde a data de compra do conteúdo, e que este não tenha sido consumido, modificado ou trocado.

Já para os itens in game, desde que o item não tenha sido consumido, modificado ou trocado, o Steam oferecerá reembolsos para compras feitas em até 48 horas dentro de jogos desenvolvidos pela Valve. Outras empresas terão a opção de ativar reembolsos para compras em jogos dentro desses mesmos termos. Você será informado na hora da compra se o desenvolvedor do game ativou reembolsos no item que você está comprando. Caso não seja informado, compras em títulos que não sejam da Valve não podem ser reembolsadas.

Adicionei créditos a carteira Steam e me arrependi, tem como voltar atrás?

Tem sim meu caro! Você pode solicitar um reembolso para valores comprados para a Carteira Steam dentro de 14 dias da data de compra, desde que o crédito adicionado não tenha sido usado.

Comprei um jogo e dois dias depois ele entrou em promoção, posso pedir reembolso?

Quem nunca, não é? E a resposta para isso é um belíssimo sorriso seguido de um felicíssimo SIM! A Valve não considera abuso solicitar um reembolso para um título que tenha sido comprado logo antes de uma promoção e em seguida comprá-lo novamente pelo valor promocional. Owwwwn eles são tão legais, não?

Bom, é isso pessoal, caso tenha restado alguma dúvida acesse http://store.steampowered.com/steam_refunds/ . Esperamos ter ajudado.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.