Como fazer compartilhamento em família na Steam

2 min de leitura
Imagem de: Como fazer compartilhamento em família na Steam

A Steam é uma plataforma conhecida pela compra de jogos, que também oferece a possibilidade de serem adquiridos como forma de presente. Mas, como poucos sabem, o sistema ainda permite o compartilhamento familiar de suas aquisições. Com isso, você, sua família e seus amigos podem desfrutar dos mesmos títulos, economizando.

O “Family Sharing”, no entanto, não permite que o mesmo jogo esteja ativo simultaneamente com outro usuário, mas não é nada que não possa ser combinado e resolvido facilmente. Habilitar o compartilhamento familiar é bem simples, veja:

Ativando o Steam Guard

Para começar, você e as pessoas com quem você vai dividir os seus jogos na Steam precisam habilitar o Steam Guard. O objetivo dessa ativação é facilitar o processo de segurança durante as tentativas de login.

1 – Acesse a Steam e logue na sua conta. Em seguida, vá em Exibir > Configurações para observar uma lista de configurações de usuário.

2 – Clique em “Conta” e logo depois em “Ver detalhes da conta”, no canto superior direito.

3 – Nessa nova janela, desça a página para encontrar a opção “Segurança da conta” e clique em “Gerenciar Steam Guard”.

4 – Agora, a Steam vai te oferecer três opções: verificar a segurança com um código recebido no smartphone; por email; ou desativar o programa. Escolha uma das duas primeiras, claro!

5 – Feche a janela e reinicie a Steam.

Ativando o modo família

Antes de liberar o acesso à biblioteca de jogos, você precisa ativar o modo família.

1 – Vá em Exibir > Configurações.

2 – Em “Família e Compartilhamento”, marque a opção “Autorizar compartilhamento neste computador” e, acima, clique em “Gerenciar modo família”.

3 – No menu, ative o modo e gerencie o conteúdo do compartilhamento. Clique em “Avançar”. Na sequência, crie um código de acesso.

4 – Você receberá outro código para confirmar o seu email, então confira sua caixa de entrada, copie e cole o código nos campos e clique em “Avançar” para finalizar.

Liberando o acesso da sua biblioteca de games

1 – Entre na conta que vai compartilhar os games e saia em seguida.

2 – Faça o login na conta de quem vai desfrutar do compartilhamento e clique em “Biblioteca”.

3 – Escolha um dos games disponíveis na lista e os jogos comprados devem aparecer com a opção“Jogar/Instalar”. Uma mensagem, então, será enviada para a conta do usuário que comprou o jogo perguntando se ele disponibiliza o acesso. Clique em “Enviar” e peça que o dono do título confira o seu email e libere.

É importante deixar claro que nem todos os jogos permitem o compartilhamento; tudo depende de qual é o game e das regras de licença.

Desativando o acesso familiar

Se você precisar desativar o compartilhamento com algum usuário autorizado, siga os passos abaixo:

1 – Acesse as configurações da conta do usuário principal e clique em “Família”.

2 – Clique em “Gerenciar outros computadores”. Você verá a lista de usuários e máquinas permitidas. Clique em “Revogar” ao lado do nome escolhido, e pronto!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.