CEO da Epic Games afirma que o Windows 10 pode piorar o Steam aos poucos

1 min de leitura
Imagem de: CEO da Epic Games afirma que o Windows 10 pode piorar o Steam aos poucos

Um dos principais críticos da Microsoft no mundo dos PCs, Tim Sweeney (CEO da Epic Games) voltou a criticá-la em uma entrevista recente à revista Edge. Segundo ele, o sistema operacional Windows 10 representa um perigo para os jogadores e pode, aos poucos, criar restrições que vão prejudicar serviços de terceiros como o Steam.

Sweeney voltou a criticar a Plataforma Universal do Windows, que possui um formato mais fechado e restritivo do que o sistema Win32 usado pela maioria dos games atuais. “O risco está ali, se a Microsoft convencer todos a usarem o UWP, então eles podem acabar com os apps em Win32”.

“Caso eles sejam bem sucedidos em fazer isso então é um passo pequeno forçar que todos os apps e jogos sejam distribuídos pela Windows Store. Assim que atingirmos esse ponto, o PC se tornou uma plataforma fechada. Não vai ser o caso de um dia eles acionarem um botão que vai quebrar sua biblioteca do Steam — o que eles estão fazendo é uma série de manobras sorrateiras. Eles tornam cada vez mais inconveniente usar apps antigos e, simultaneamente, tentam virar a fonte única de novos”.

Ameaça a médio prazo

Sweeney explica que, embora o Steam não deva morrer imediatamente, ele pode estar ameaçado em um período de 5 anos. Ele acredita que atualizações obrigatórias para o Windows 10 podem “quebrar” aos poucos o sistema da Valve, que pode se tornar tão cheio de bugs que, de repente, a Windows Store pode parecer a alternativa ideal para a compra de conteúdos.

Sweeney acredita que o plano da Microsoft a longo prazo é acabar com o Steam

“Isso é exatamente o que eles fizeram com competidores em outras áreas. Agora estão fazendo isso com o Steam, só está começando a se tornar algo evidente. A Microsoft pode não ser competente o suficiente para ser bem sucedida com seu plano, mas eles com certeza estão tentando”, afirma o CEO da Epic. “Eles estão tentando copiar o modelo da Apple, mas perceberam que você não pode simplesmente apertar um botão. Isso tem que ser atingido em mudanças feitas com passos pequenos”.

Via TecMundo Games.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.