Como ver e baixar os melhores jogos gratuitos para PC via Steam

2 min de leitura
Imagem de: Como ver e baixar os melhores jogos gratuitos para PC via Steam

A plataforma de distribuição de conteúdo digital Steam conta com uma série de recursos online. E internautas que desejam baixar jogos sem desembolsar 1 centavo sequer podem acessar a vasta biblioteca do serviço e fazer o download gratuito de vários títulos. Ficam disponíveis ao usuário desde games indies e compatíveis com o Windows até empreitadas consagradas e disponíveis também para Mac OS X.

Neste tutorial, você vai aprender a criar uma conta e selecionar os melhores jogos gratuitos para PC por meio do Steam. Para que o download dos títulos e o gerenciamento dos games possam ser realizados sem complicações, o aplicativo da plataforma deve ser usado no computador – é possível, porém, navegar pela biblioteca de jogos através do próprio site do serviço online.

Veja como é fácil baixar e instalar jogos grátis em sua máquina.

Nota: este tutorial é destinado a usuários iniciantes do Steam.

1 - Baixe o app

O download do Steam para computadores pode ser feito através deste link (consulte, também por meio da página de downloads, o processo completo de instalação).

Crie uma conta

Agora, uma conta no serviço tem de ser criada. Acesse o site da plataforma (aqui) e clique em “Cadastrar-se”. Na página aberta, informe nome de usuário, endereço de email e senha e aceite, por fim, os termos estabelecidos pelas Políticas de Privacidade da Valve. Clique em “Criar conta” e pronto!

2 - Biblioteca de jogos grátis

Sugerimos a navegação pelo Steam através da versão para navegadores do serviço (via app, algumas categorias e filtros para a seleção dos títulos podem ficar indisponíveis). Certifique-se de estar logado, acesse o site do Steam e descanse o mouse sobre a aba “Jogos”. Selecione, então, a opção “Gratuito para Jogar”.

3 - Refine os resultados da busca

Serão quatro as abas listadas pela página que elenca os principais títulos gratuitos: “Lançamentos populares”, “Mais populares”, “Em breve” e “Ofertas”.  Para conferir as principais tendências, portanto, basta selecionar uma dessas opções, mas é possível refinar ainda mais os resultados exibidos pelo motor de buscas do Steam.

Consulte as opções de filtragem exibidas pelos quadros localizados à direita da página e atribua parâmetros às pesquisas – filtre os resultados por gênero (ação, aventura etc.), por categoria (multiplayer ou single player) ou por compatibilidade com o SO (Windows ou Mac OS X), por exemplo.

4 - Como instalar os jogos

Selecione o jogo que deverá ser instalado em sua máquina e clique em “Jogar”. Em seguida, autorize o serviço a fazer o download por meio do aplicativo do Steam e clique sobre “Sim, o Steam está instalado”, para baixar o título.

Gerencie suas preferências de instalação, agora, através do aplicativo para PC do Steam e dê prosseguimento ao processo em “Avançar”. Pronto! O game escolhido já poderá ser iniciado.

5 - Gerencie seus títulos

Todos os jogos baixados via Steam podem ser gerenciados a partir do app para PC da plataforma digital. Clique em “Biblioteca” e, com o botão direito, consulte as propriedades do título ou até mesmo exclua o conteúdo local de seu computador.

...

Qual loja digital é a melhor: Steam ou Origin? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.