Quanto realmente dura um SSD?

1 min de leitura
Imagem de: Quanto realmente dura um SSD?

Você já deve saber que os drives de estado sólido (SSD) possuem um tempo de vida útil limitado, de acordo com a quantidade de informações que são armazenadas em cada unidade. Em alguns casos eles podem ser usados por vários e vários anos, mas há alguns consumidores que podem encontrar falhas nos equipamentos em menos tempo.

Isso tudo acontece porque as memórias Flash utilizadas perdem a capacidade de salvar dados depois de uma grande quantidade deles ter sido acionada. Mas quantos TB de informações podem ser salvos em um SSD antes que ele sucumba às limitações da memória? O site TechReport fez a análise com vários SSDs para responder a essas perguntas para nós. São eles: Corsair Neutron GTX 240GB, Intel 335 Series 240GB, Samsung 840 Series 250GB, Samsung 840 Pro 256GB e dois Kingston HyperX 3K 240GB.

Os primeiros a serem eliminados do combate por apresentarem falhas críticas foram o Intel 335 Series e um dos dois Kingston HyperX 3K 240GB. Ambos tiveram esse problema pouco após ultrapassarem a marca dos 700 TB de informações e pararam de operar totalmente pouco depois. O primeiro (Intel) falhou totalmente aos 750 TB, enquanto o segundo (Kingston) aos 728 TB.

Na outra ponta do ranking, os aparelhos que mais foram longe foram o Corsair Neutron GTX, o Samsung 840 Pro e o outro Kingston HyperX 3K 240GB — desta vez com dados compressíveis. Todos eles passaram da marca de 1 Petabyte sem apresentar nenhuma falha, o que é ótimo para qualquer consumidor que optar por comprar esses equipamentos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.