Samsung inicia produção em massa de SSDs 3-bit para data-centers

1 min de leitura
Imagem de: Samsung inicia produção em massa de SSDs 3-bit para data-centers
Imagem: BusinessWire

A Samsung anunciou que já começou a produzir sua nova geração de SSDs de alto desempenho para data-centers. O novo modelo segue o padrão MLC ou célula multi-nível de 3-bit NAND. O dispositivo estará disponível em versões de 240, 480 e 960 GB de espaço para armazenamento e terá altas taxas de IOPS. A coreana promete velocidade de leitura na casa dos 530 MB/s e de gravação para até 420 MB/s. A interface para que isso seja possível é a SATA de 6 Gb/s.

Fora o desempenho, a maior vantagem desse novo modelo de SSD 3-bit por célula é o custo de produção. A Samsung informou que a relação preço por bit é 30% menor nessa nova geração que na de 2-bit.

Ainda não há detalhes da entrada do aparelho no mercado

Apesar de ser mais barata e mais eficiente que a geração anterior, até então SSDs produzidos no modelo 3-bit apresentavam um problema bastante preocupante. A vida útil deles sempre se mostrou bem menor que o encontrado nos 2-bit por causa do modelo de construção e pela velocidade de gravação.

Assim, alguns componentes dos SSDs feitos em 3-bit podem começar a falhar já depois de 1000 gravações/regravações. Para data-centers e servidores isso pode ser um grande problema. Ainda assim, a Samsung não comentou nada sobre a durabilidade do seu novo drive SSD 3-bit, mas espera-se que a coreana tenha dado um jeito de corrigir esse probleminha.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.