O que é keylogger?

Entenda um pouco mais sobre o método preferido dos crackers para o roubo de senhas, bem com as formas de evitá-lo.
  • Visualizações300.667 visualizações
Por Jonathan D. Machado em 1 de Junho de 2012

Mesmo na época atual em que a segurança digital é uma preocupação constante, pessoas com um bom conhecimento de informática e disposição para cometer atos ilícitos utilizam as mais diversas ferramentas para tentar ter acesso a áreas e dados sigilosos.

Entre os “truques” mais utilizados pelos crackers está o keylogger, um programinha capaz de gravar tudo o que uma pessoa desavisada digitar no teclado, incluindo senhas de acesso a sites bancários. Continue ligado neste artigo do Tecmundo e descubra um pouco mais sobre os esses programas e como você pode se defender deles.

Para que serve

Keyloggers são aplicativos ou dispositivos que ficam em execução em um determinado computador para monitorar todas as entradas do teclado. Assim, aquele que deixou o programa em execução pode, em outro momento, conferir tudo o que foi digitado durante um determinado período.

O que é keylogger?Exemplo de relatório de keylogger (Fonte da imagem: Divulgação/StaffCop)

Aplicativos com a função keylogging foram criados para ações perfeitamente legais, como monitorar a atividade de funcionários de uma empresa ou até para os pais checarem que tipo de conteúdo seus filhos têm acessado na internet.  

Esse tipo de função também está inclusa em boa parte de outros tipos de aplicativos, como jogos que precisam monitorar o teclado para saber quando uma combinação de teclas de atalho foi acionada durante uma partida.

O perigo que representam

Mais tarde, pessoas de má-intenção passaram a usar os keyloggers para fins ilícitos. Nestes casos, o programa fica em execução na máquina e podem, sem que usuário saiba, gravar tudo o que for digitado, incluindo senha de acesso e outros dados sigilosos.

Cuidado! Você pode estar sendo monitorado!

Na maioria dos casos, o PC acaba virando hospedeiro de um keylogger por causa de algum conteúdo enviado para o usuário que continha o programa disfarçado entre os arquivos. A prática de “esconder keyloggers” é usada principalmente em emails e outros tipos de conteúdo baixados da internet.

Essas ferramentas já foram grandes responsáveis por roubos milionários em contas bancárias online, especialmente no Brasil. Por esse motivo, programas desta natureza são um dos alvos primários de antivírus e antispywares modernos.

Como evitar

Assim como acontece com os demais programas ilícitos, manter um bom antivírus sempre ativo na máquina é um bom meio de detectar e eliminar este tipo de aplicação antes que ela faça algum mal. Naturalmente, os demais recursos que ajudam manter sua conexão segura, como firewall e antispyware, também são sempre bem-vindos.

O que é keylogger?Teclado virtual e Token de acesso bancário (Fonte da imagem: Divulgação/Itaú)

Sabendo que as contas bancárias são os principais alvos dos keyloggers, praticamente todos os aplicativos de webbanking adotaram medidas preventivas, sendo o teclado virtual uma das mais efetivas.

A exigência de um número gerado por aquele pequeno aparelho, o token, também é uma boa medida, pois, sem ele, o transgressor não vai conseguir realizar operações na sua conta mesmo que ele saiba a sua senha.

O que é keylogger?Teclado virtual do Windows (Fonte da imagem: Tecmundo)

Mesmo assim, boa parte dos sites que exigem uma senha e que são considerados de alta importância, como Facebook, ainda confia apenas no código digitado no teclado físico para liberar o acesso. Mas você pode remediar isso usando o próprio teclado virtual do Windows sempre que for digitar suas credenciais.

Keyloggers em forma de hardware

Lembre-se que keyloggers também podem estar na forma física, sendo dispositivos que ficam entre o cabo de teclado e a porta do computador gravando em uma memória interna tudo o que você digitar.

O que é keylogger?Exemplo de aparelho keylogger (Fonte da imagem: Divulgação/USA Shop)

Nestes casos, não há como detectar a presença de um keylogger usando aplicativos de segurança no computador. Mas você pode facilmente perceber que o dispositivo está lá dando uma conferida entre o cabo do teclado e a máquina, especialmente se estiver utilizando máquinas públicas em lan houses.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!