Novo recurso do Spotify quer desvendar o significado por trás das músicas

3 min de leitura
Imagem de: Novo recurso do Spotify quer desvendar o significado por trás das músicas

Por mais que você ame uma banda de paixão e conheça suas músicas de cor – ou até de trás para frente –, nem sempre é fácil entender o que estava na mente do artista durante a criação de determinadas canções ou mesmo o significado de algum trecho específico. Querendo dar uma mãozinha nessa tarefa e um belo agrado para seus usuários, o Spotify anunciou que está fechando uma parceria com um portal da web para criar listas de reprodução focadas em desvendar as letras de uma série de faixas musicais.

O projeto intitulado de “Behind the Lyrics” (“Por Trás das Letras”) se baseia no material compilado pelo site Genius, especializado em garimpar curiosidades e informações sobre os cantores ou grupos favoritos da sua comunidade – com os próprios usuários da plataforma contribuindo para aumentar esse banco de dados. Por meio desse material, os fãs podem conferir quais foram as inspirações do músico ou ler declarações dadas pelos autores das obras falando sobre o processo de criação.

No caso do recurso integrado ao Spotify, esse conteúdo aparece conforme a lista vai sendo tocada, explicando o máximo de detalhes acerca da escolha de palavras ou do sentimento colocado em cada pedaço da trilha. Iniciando a parceria com uma playlist chamada “Behind the Lyrics: Hip-Hop”, os aficionados pela plataforma de streaming vão pode se aprofundar na mente de nomes como Wiz Khalifa, 2 Chainz, Pusha T e Travi$ Scott. As notas e citações aparecem em janelas adicionais com um tempo fixo de visualização antes de sumirem da tela.

Ao checar a análise de “Down in the DM”, de Yo Gotti, por exemplo, tweets do rapper revelam que ele escreveu a faixa rapidamente depois de conhecer o Snapchat e se viciar em Instagram. O motivo? Ele costuma utilizar as redes sociais para “stalkear” as mulheres e entrar em contato por DM, as famosas mensagens diretas, para pedir fotos, digamos, íntimas das moças. Calma, se você não é fã do gênero, não precisa se preocupar, já que a próxima lista deve se focar em hits de astros populares da atualidade, como Justin Bieber, Selena Gomez e One Direction.

De olho na Maçã

Se você ficou empolgado com a ideia de curtir essa playlists inicial com 50 músicas e mal pode esperar para ver todo mundo que vai dar as caras na próxima, é melhor segurar um pouco o hype. Isso porque, pelo menos por agora, o recurso só está disponível para a versão iOS do aplicativo do Spotify. É possível ouvir as canções através do programa para desktop ou no app de Android por meio deste link, mas o atalho só permite que os usuários escutem as produções – sem dar acesso aos comentários em tempo real.

Opa, não precisa criar petições online ou xingar muito no Twitter para demonstrar sua insatisfação com a restrição de plataformas, uma vez que tanto a Genius quanto um representante da empresa de streaming de áudio confirmaram que os usuários do sistema da Google e de PCs vão receber a funcionalidade no futuro. A notícia triste? Ainda não há nenhuma data certa para que isso aconteça. A expectativa é que isso não demore a acontecer, afinal, o Spotify parece apostar em um crescimento da ferramenta.

“Espere que o tratamento Genius seja aplicado em breve a mais canções que você ama”, indicou a companhia. Se levarmos em conta que a colaboração com a Musixmatch também teve um início mais tímido antes de deslanchar, as chances são de que a popularização do “Behind the Lyrics” entre todos os dispositivos seja acelerada. Aliás, será que a Genius, que também conta com um banco de dados considerável de letras de músicas, poderá tomar o lugar da Musixmatch na hora de acompanhar as frases e refrãos do seu artista favorito?

Qual é a música que você sempre quis entender e nunca desvendou seu significado? Comente no Fórum do TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.