O Spotify mudou a cor do seu ícone... e fez com que as pessoas surtassem

1 min de leitura
Imagem de: O Spotify mudou a cor do seu ícone... e fez com que as pessoas surtassem

Se você usa o Spotify, deve ter percebido que no mês passado o ícone do app do serviço de streaming de músicas teve uma alteração sutil na sua cor. O que o pessoal da empresa não esperava, no entanto, era que isso fosse causar a revolta de diversos usuários.

O motivo de tantas pessoas ficarem desconsertadas com a mudança na tonalidade do verde utilizado pelo Spotify é que algumas delas acharam que havia algum tipo de problema com seus celulares – mas a grande maioria simplesmente surtou pelo simples fato da alteração ter acontecido sem qualquer aviso prévio.

Tobias van Schneider, o designer chefe da empresa, disse que a mudança foi tratada como algo pequeno, que não causou nenhum tipo de desconforto dentro da empresa. Por isso, as reações negativas por parte dos usuários na internet foi motivo de surpresa para ele.

Xingando muito no Twitter

"Tudo acontece em questão de minutos e é uma reação puramente emocional à mudança"

O que Tobias não antecipou foi que as pessoas reagem mal às mudanças inesperadas. O designer acredita que "não é uma discussão sobre ser a cor certa ou não, é simplesmente sobre mudar ou não mudar".

"Essencialmente funciona assim: nós vemos o novo verde do Spotify, mas não entendemos o porquê de ter sido alterado (com certa razão), então rapidamente escrevemos um tweet dizendo que 'o novo verde do Spotify é horrível'. Tudo acontece em questão de minutos e é uma reação puramente emocional à mudança. Não importa qual é a cor, o problema é a mudança ter acontecido sem qualquer aviso".

Além disso, Schneider disse que a alteração na cor faz parte de um processo de recaracterização da marca – que, pelo visto, os usuários não perceberam.

Repensando o Spotify (e ouvindo os usuários dessa vez)

Tobias diz que a mudança fazia todo o sentido para o pessoal da companhia. Depois de tanto tempo trabalhando com o novo verde, eles acabaram diminuindo a importância da mudança a ponto de nem perceber que a cor havia sido alterada.

Entretanto, após todo o barulho feito por seus usuários, parece que a empresa aprendeu a lição, e Schneider está confiante de que os próximos passos serão menos turbulentos. Para isso, o Spotify fará uma comunicação clara a respeito das mudanças e envolverá a comunidade em todo o processo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.