Taylor Swift sai do Spotify e diz que serviço não paga o suficiente

1 min de leitura
Imagem de: Taylor Swift sai do Spotify e diz que serviço não paga o suficiente
Imagem: Pure HD Wallpaper

Taylor Swift é uma cantora de sucesso internacional e já vendeu mais de 1,2 milhões de cópias de seu último álbum “1989”. Recentemente, a moça resolveuremover toda a sua discografia do Spotify e, durante uma entrevista ao Yahoo!, explicou que fez isso por considerar que o serviço não está pagando o que ela acha justo pela sua música.

Swift não é a primeira a fazer esse tipo de comentário acerca do valor recebido para ter sua música disponível em serviços de streaming, mas nenhum valor específico é comentado. O que o Spotify diz é que a empresa paga quase 70% de toda a sua receita aos artistas que possuem músicas no serviço de streaming. Isso quer dizer que os 30% que sobram servem para arcar com os custos da estrutura, com força de trabalho e, só depois disso, vem o lucro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Experimento

“Tudo o que eu posso dizer é que a música está mudando muito rápido, o próprio cenário da indústria musical está mudando muito rápido, e todas essas novidades, como o Spotify, acabam parecendo para mim algo como um experimento. Eu não estou disposta a contribuir com o trabalho da minha vida a um experimento que não parece compensativo o suficiente para os compositores, produtores, artistas e criadores de música”, completou ela ao Yahoo!.

Ela não chegou a dizer qual seria o valor apropriado que gostaria de receber do Spotify, o maior serviço de streaming de música do mundo, mas comentou que não “concorda com a perpetuação da ideia de que a música não tem valor e deveria ser disponibilizada de graça”.

Entre os grandes serviços de streaming, o Spotify é o único que permite aos usuários terem acesso ilimitado à sua biblioteca sem pagar nada (mas anúncios são executados durante a transmissão). Isso é possível apenas no computador e, para ouvir suas músicas no celular, é preciso fazer uma assinatura.

Os demais concorrentes, onde a música de Swift continua presente, não possuem esse tipo de gratuidade, sendo que apenas oferecem períodos de testes ou execução de músicas aleatoriamente sem cobrar nada.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.