Pesquisa do Spotify revela sua popularidade online e fora da web

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisa do Spotify revela sua popularidade online e fora da web

Spotify virou um verdadeiro sucesso no Brasil, mas poucos dados sobre seu alcance estão disponíveis para o público. Agora, visando mostrar aos anunciantes sua popularidade, o famoso serviço de streaming encomendou uma pesquisa da TNS Research.

De acordo com os resultados, o Spotify (em sua versão gratuita) é o maior serviço de música em termos de alcance semanal, deixando Deezer, Soundcloud, Rdio e Last FM para trás.

A pesquisa foi feita com uma amostragem de mais de 2 mil ouvintes, com idades entre 15 e 65 anos. Interessante notar inclusive que a maioria (70%) dos adolescentes e jovens (na faixa dos 15 aos 24 anos) diz lembrar-se do produto quando o assunto é streaming de música.

Outra informação curiosa da pesquisa é que, entre 399 entrevistados, muitos consideram o Spotify como uma emissora de rádio, de modo que, levando em conta essa amostragem, o serviço online fica em quinto lugar entre as rádio difusoras de São Paulo. Veja o infográfico abaixo (clique para abrir em nova janela):

Confira mais alguns resultados da pesquisa:

  • Os usuários ouvem o Spotify durante uma variedade de atividades, como navegar na internet, estudar, relaxar, fazer atividade física, dirigir; já a maioria dos ouvintes de rádio convencional escutam seus canais apenas enquanto dirigem;
  • Os usuários do Spotify são mais propensos a serem influenciadores sociais e pioneiros em comparação aos ouvintes do rádio tradicional;
  • Usuários do Spotify são geralmente mais jovens do que os ouvintes de rádio, bem instruídos e com uma renda familiar estável.

“O nosso principal objetivo ao nos unirmos à TNS na realização deste estudo foi trazer para o mercado uma comparação inédita entre canais tradicionais de rádio e serviços de música digital. Essa comparação tem como intuito ajudar os compradores de rádio a entenderem como o Spotify pode contribuir com seus planos de rádio”, relatou Celia Goldstein, diretora de vendas do Spotify Brasil.

Você costuma usar o Spotify gratuito? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.