Um dos maiores spammers do mundo é preso em Las Vegas

1 min de leitura
Imagem de: Um dos maiores spammers do mundo é preso em Las Vegas

Preso maior spammer do mundo

O spammer russo Oleg Nikolaenko de 23 anos foi preso por encher as caixas de email dos usuários com 10 bilhões de mensagens de Spam diariamente. Para conseguir tal façanha, ele contava com uma rede de 500 mil computadores zumbis, conhecida como Mega-D Botnet. A maioria das mensagens era sobre remédios herbais e produtos falsos.

As propagandas eram tipicamente o que costuma-se receber em mensagens de spam. Para se imaginar a soma de dinheiro movimentada com a prática, uma empresa que vendia relógios Rolex falsificados alega ter efetuado um pagamento de cerca de 2 milhões de dólares a Oleg Nikolaenko por seis meses de divulgação.

O FBI estava procurando o responsável pelas atividades criminosas desde 2007. Oleg Nikolaenko foi considerado (até o mês passado) como sendo o spammer de número um do mundo, com sua rede tida como uma das maiores. Ele foi preso em 4 de novembro, enquanto estava em Las Vegas para visitar uma feira de automóveis.

Como resultado, o acusado recebeu uma multa de US$ 250.000,00 e poderá cumprir pena de até três anos de prisão. Há relatos de que o advogado de defesa de Oleg Nikolaenko alega a inexistência de provas concretas e que ele será provido de uma defesa bem preparada para o caso.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.