Dicas para reduzir o spam na caixa de entrada do email

4 min de leitura
Imagem de: Dicas para reduzir o spam na caixa de entrada do email

Praticamente 99,9% dos usuários de internet possuem pelo menos uma conta de email cadastrada. E desses usuários, difícil encontrar um único que possa afirmar jamais ter recebido uma mensagem de spam em sua caixa de entrada. Pode-se dizer que até mesmo a primeira mensagem de boas-vindas dos servidores é um spam.

E poucas são as mensagens recebidas que realmente podem ser aproveitadas. Em sua maioria, as mensagens são referentes à venda de medicamentos ilegais (mais de 200 milhões delas são enviadas todos os dias) e outros tipos de crimes virtuais, como programas para roubo de senhas e contatos.

É hora de parar estas pragas

Infelizmente não há uma fórmula mágica que faça com que todos os spams sejam enxotados de sua caixa de entrada, mas há várias medidas que podem ser tomadas para que sua conta fique tão protegida quanto possível. Confira algumas das dicas mais importantes que devem ser seguidas para evitar a chateação de ter sua  tomada por mensagens indevidas.

Direto na conta

Marcar como spam

Pode parecer entediante, mas este tipo de atitude é bastante importante para quem deseja limpar a caixa de entrada da sua conta de email. Sempre que você se deparar com mensagens de remetentes desconhecidos ou títulos muito suspeitos, como “Compre agora com desconto” ou “Veja as fotos que tirei no Himalaia”, desconfie.

Marcando como Spam

É recomendado que você selecione essas mensagens, marcando-as pelas caixas de seleção – é possível selecionar todas de uma só vez. Em seguida, basta clicar sobre o botão de denúncia de spam do seu serviço. Para os usuários do Gmail, a opção é “Denunciar spam”, já para os usuários do Hotmail é “Lixo eletrônico”, mas cada serviço utiliza a sua denominação.

Criar filtros

Em conjunto com as denúncias de spam, também é recomendado que sejam criados filtros no serviço de emails. Nesse filtro, indique alguns termos que serão pesquisados para que as mensagens sejam excluídas assim que cheguem à caixa de entrada. Indica-se a inserção de termos como: “Viagra”, “Desconto”, “Remédios”, “Pills”.

Criando filtros de spam

Emails CCo

Esta medida não garante apenas a sua tranquilidade, mas também a de todos os seus contatos. Quando você envia uma mensagem para seus amigos (pode ser mensagens de corrente ou até mesmo comunicados simples), todos eles podem visualizar os endereços que foram inseridos no campo de destinatários.

Caso alguma dessas contas seja invadida, todos os outros endereços estarão disponíveis para o invasor, que pode aumentar, e muito, a sua lista de endereços para enviar spams e vírus. Isso pode ser evitado muito facilmente, pois tudo o que o usuário precisa fazer é utilizar o campo de cópia oculta dos emails. Isso mesmo, ao invés de digitar os emails em “Cc”, utilize o “Cco”.

Assim fica mais difícil a invasão

Cuidados na rede

Não postar email em blogs e sites

Às vezes a tentação é grande, mas não é recomendável postar o seu endereço de emails em comentários de blogs e sites. Caso seja requerido o email para que o comentário possa ser enviado, certifique-se de que esta informação não poderá ser acessada por outros usuários do mesmo site.

Esta recomendação é importante por vários aspectos. Muito pior do que usuários que capturam emails em sites aleatórios para criar listas de spams, há muitos “spammers” que utilizam “bots” (programas de captura automática) para encontrar endereços de email publicados nos mais diversos locais.

Evitar problemas é a solucioná-los

Também não podemos nos esquecer daqueles “engraçadinhos” que se aproveitam da inocência alheia para capturar endereços e os espalhar por vários tipos diferentes de cadastro, como sites de conteúdo adulto e vários outros.

Tomar cuidado em redes sociais

Outro local de bastante perigo para usuários desavisados é o amplo universo das redes sociais. Orkut, Twitter e Facebook são algumas das mais utilizadas e qualquer deslize pode ser fatal para que seu endereço de email seja dominado por contatos mal-intencionados.

Cuidados no Orkut são essenciais

Ainda mais do que em perfis amigos, nas comunidades é necessário que haja cuidado extremo. Jamais publique seu endereço de email em comunidades do Orkut, por exemplo. São 200 milhões de usuários cadastrados e uma boa parte deste número está esperando por uma oportunidade de sacanear desconhecidos.

Cadastros na internet

Criar um email “descartável” para cadastros

Muitos jogos online e também serviços exigem uma conta de email para que os usuários possam se cadastrar. Grande parte destes serviços e games não faz nada errado com seu endereço, mas é fato que as produtoras aproveitam os cadastros para garantir alguns nomes a mais nas listas de divulgação de novos produtos.

É bom se cuidar!

Para fugir disso há algumas medidas simples. Uma delas é a criação de contas alternativas à sua conta principal. Ou seja, utilizar uma conta para as mensagens entre amigos, ou mensagens profissionais, e outra apenas para cadastros. Assim você evita cadastrar seu endereço em sites diversos e garante a calma na caixa de entrada.

Tomar cuidado com cadastros

Se preferir não criar uma nova conta apenas para cadastros, há uma outra alternativa que deve ser seguida. A grande maioria dos cadastros online pergunta se o usuário deseja inserir o seu endereço nas listas de emails da empresa responsável. Quando estiver em frente a uma dessas possibilidades, desmarque as opções e torça para que sua decisão seja respeitada.

.....

Essas são as dicas mais importantes a serem seguidas para que sua caixa de entrada fique livre de mensagens indesejadas. Agora conte para o Baixaki: você conhece outras formas de deixar a sua conta de emails livre dos incômodos gerados por esta verdadeira praga chamada spam?

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.