Sony pode abandonar mercado de smartphones nos próximos anos

2 min de leitura
Imagem de: Sony pode abandonar mercado de smartphones nos próximos anos

Depois de revelar que abandonaria o segmento de smartphones de baixo custo, agora há informações de que a Sony estaria prestes a sair completamente do mercado de telefones portáteis. De acordo com uma fonte ligada à agência Reuters, a empresa japonesa não estaria conseguindo bons resultados com os aparelhos que possui atualmente, além de não prever mudanças em um futuro próximo.

Por causa disso, a fabricante estaria cogitando abandonar o segmento. A previsão para 2014 era a de vender 50 milhões de unidades de aparelhos, mas este objetivo foi reduzido para 43 milhões e agora estima-se que o ano vá se encerrar com menos de 41 milhões de aparelhos vendidos — lembrando que o ano fiscal de 2014 se encerra em março de 2015 para a Sony.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A competição com as grandes fabricantes da atualidade tem sido cada vez mais difícil e a entrada de novas companhias asiáticas mostra que é preciso ajustar muitos detalhes antes de a Sony conseguir competir de igual para igual com Samsung, Apple e outras. Todos esses detalhes levaram a Sony a perder quase US$ 2 bilhões no ano passado. Nada bom para os investidores.

As possibilidades

Tendo tudo isso em mãos, é compreensível entender por que a Sony pode mesmo abandonar o mercado de smartphones — havendo ainda a possibilidade de algo similar acontecer com as TVs. Para a Reuters, um analista do CitiGroup disse que a Sony precisa de alianças ou de joint ventures urgentemente — como já aconteceu com a Ericsson. Caso contrário a empresa “estará no vermelho daqui três anos”, de acordo com o analista.

Outra possibilidade mencionada pelas fontes ouvidas é a da venda do setor Mobile para outras companhias — algo parecido com o que a Nokia fez para a Microsoft. Vale lembrar que as informações não foram oficializadas pela companhia japonesa, sendo relatos publicados pela Reuters de acordo com informações extraoficiais recebidas até o momento.

Vale mencionar que essas possibilidades não são tão imediatas e ainda há um roadmap bem definido para 2015. A Sony ainda depende de uma série de resultados para estudar os próximos passos e é quase certo que o Xperia Z4 seja anunciado durante a MWC que será realizada ainda no primeiro trimestre.

Informações da Sony Brasil

O TecMundo entrou em contato com a Sony Brasil e recebeu a seguinte resposta da assessoria de imprensa: "A Sony Mobile no Brasil não confirma as informações e assegura que não são verdadeiras com relação ao mercado brasileiro.".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.