Sony anuncia compra do serviço de games por streaming Gaikai

1 min de leitura
Imagem de: Sony anuncia compra do serviço de games por streaming Gaikai

(Fonte da imagem: Reprodução/Gaikai)

A Sony divulgou nesta segunda-feira (2 de julho) que vai adquirir o serviço de games por streaming Gaikai. A empresa investiu US$ 380 milhões no negócio, que deve gerar um novo sistema de conteúdos integrados à nuvem para os consoles da linha PlayStation e produtos da linha de entretenimento da companhia japonesa.

Até o momento, não há previsão de quando a negociação deve ser concluída, já que ainda é preciso que a ação seja aprovada pelos órgãos regulatórios responsáveis. A companhia não anunciou planos imediatos para o uso da tecnologia de streaming da Gaikai, mas tudo indica que isso deve se refletir em uma maior integração entre o PlayStation 3, tablets e computadores VAIO e a linha de smartphones Xperia.

“Com essa aquisição, a SCE vai estabelecer um serviço na nuvem e vai expandir sua rede de negócios tirando proveito da tecnologia revolucionária da Gaikai e de sua infraestrutura, incluindo bancos de dados que oferecem serviços para dezenas de países e parceiros espalhados por todo o mundo”, afirmou a Sony em um comunicado à imprensa.

Ainda não está claro como a aquisição vai afetar os negócios pendentes da Gaikai, que recentemente anunciou uma parceria com a Samsung. Também vale notar que a Sony havia prometido a presença da OnLive em sua segunda geração da Google TV, história que pode mudar após a divulgação da compra da empresa concorrente.

O que é o Gaikai?

Gaikai é um serviço de distribuição digital que oferece a oportunidade de acessar games em qualquer lugar sem que uma cópia física seja necessária. Todos os arquivos dos jogos são hospedados em servidores próprios (a chamada nuvem) e enviados aos consumidores através de sinais da internet. Você pode conferir um exemplo das possibilidades oferecidas pela tecnologia no vídeo abaixo, que mostra Bullestorm rodando no Samsung Chromebox.

Como o processamento dos dados é feito por máquinas próprias da companhia, isso significa que você não precisa ter uma máquina poderosa para jogar os títulos mais recentes do mercado. Além disso, todos os dados relativos a troféus, progresso em uma aventura e configurações pessoais podem ser acessados em qualquer lugar que tenha uma conexão disponível.

Fonte: Sony Computer Entertainment

Via BJ

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.