Review: Sony PlayStation Gold Wireless Headset

6 min de leitura
Imagem de: Review: Sony PlayStation Gold Wireless Headset

Lançado em janeiro deste ano, o Gold Wireless Headset é a mais recente aposta em sua linha de fones de ouvido voltados à linha PlayStation. Embora possa ser usado como um produto convencional, o aparelho possui características especiais que só se revelam quando o combinamos com um dos consoles produzidos pela empresa.

Tivemos a oportunidade de conferir o que o aparelho tem a oferecer e, após uma bateria completa de testes, preparamos uma análise completa. Além de discorrermos sobre o acessório, estabelecemos comparações com o modelo Pulse Elite 7.1 (lançado em 2012 para o PlayStation 3) para que você possa fazer uma compra mais consciente.

Especificações técnicas

Áudio

  • Tamanho dos drivers: 40 milímetros
  • Impedância: 32 ohms
  • Resposta de frequência: 20 Hz a 20 kHz
  • Surround Sound Virtual 7.1
  • Sensibilidade: 100 dB
  • Modo de saída: Estéreo

Microfone

  • Tipo: Embutido
  • Modo de operação: Mono
  • Bateria: 8 horas de duração

Design

Disponível na cor preta com detalhes em azul (o modelo branco não está disponível no momento desta análise), o Gold Wireless Headset possui um visual bastante compatível com o do PlayStation 4.  Ao contrário de outros acessórios voltados a jogos, o dispositivo opta por um acabamento discreto que só deixa clara a sua relação com o mundo dos games através de pequenos ícones em suas caixas acústicas e nas laterais de sua haste.

Embora seja construído em plástico, o dispositivo passa uma sensação geral de resistência, com uma única exceção a essa regra: o mecanismo que ajusta a altura das saídas de som. Esse componente específico parece sensível demais ao toque e há a sensação de que ele pode se partir caso o usuário use um pouco mais de força.

O Gold Wireless Headset concentra seus controles de volume e o botão para deixar o microfone no modo mudo em sua saída de som esquerda. No mesmo local, o usuário encontra o mecanismo para ligar ou desligar o aparelho, o acionador do modo surround sound virtual, uma conexão P2 e uma entrada Micro USB para realizar a recarga de sua bateria interna (um cabo do tipo vem incluso na embalagem).

O acessório possui um tamanho avantajado, o que traz como benefício o fato de ele se encaixar sem problemas em praticamente qualquer tamanho de cabeça. Para completar, os painéis laterais do produto podem ser removidos livremente e trocados por outras opções — no entanto, até o momento, a Sony não vende nenhuma alternativa de customização oficial para o aparelho — em demais aparelhos, só é possível usar o gadget através da conexão P2.

Instalação e software

Para passar a usar o Gold Wireless Headset, basta conectá-lo a uma das entradas USB do PS 3 ou do PS4, ligar o acessório e aguardar alguns segundos até que ele seja reconhecido automaticamente. Também é preciso mexer nas configurações do console utilizado e escolher o produto como a fonte de som preferencial, caso contrário sua televisão continuará tendo prioridade sobre ele.

Embora não seja necessário, o download do “Headset Companion App” (disponível exclusivamente através da PSN) permite inserir um perfil especial dentro da memória do headset. Além de contar com opções destinadas a músicas, filmes e jogos específicos (como InFamous: Second Son e The Last of Us), o aplicativo permite que você opte por uma equalização totalmente personalizada.

Para completar, também é possível usar o acessório como um fone de ouvido sem fio para o PC. Para isso, basta conectar o pequeno bastão USB que acompanha o produto em uma entrada compatível e aguardar até que o Windows faça a instalação automática dos drivers adequados.

Desempenho

Antes de discorrer sobre o desempenho do Gold Wireless Headset, é preciso levar em consideração que o produto se comporta de forma única quanto conectado a um PlayStation 3 ou a um PlayStation 4. É somente durante esses momentos em que é possível aproveitar o modo surround 7.1 do produto, que se mostra eficiente em aumentar a imersão em jogos eletrônicos.

Já durante os momentos em que o acessório é conectado a algum dispositivo através de um cabo P2, ele perde totalmente essa característica. O resultado disso é um produto que, apesar de reproduzir músicas e conteúdos sem nenhuma espécie de distorção, peca por reproduzir tons graves de forma pouco satisfatória.

Um quesito no qual o produto se destaca é na duração de sua bateria. Com uma única carga, é possível jogar e escutar músicas durante um período médio de 8 horas, marca considerada bastante satisfatória para um produto de sua categoria — mesmo quando a energia acaba, ainda é possível usar o aparelho normalmente com o auxílio do cabo P2 que o acompanha.

Em matéria de conforto, o Gold Wireless Headset surpreende, apresentando um peso leve que em nenhum momento se prova problemático. Mesmo após horas de uso contínuo, o acessório se provou bastante confortável e não gerou a necessidade de retirá-lo.

Para finalizar, é preciso fazer uma crítica à maneira encontrada pela Sony para permitir que você troque entre os diferentes perfis de uso. Em vez de apresentar um botão dedicado a essa função, a empresa optou por um pequeno mecanismo que alterna entre essas opções, que também é responsável pelo desligamento do produto — algo que acaba resultando em uma série de acidentes indesejados.

Gold Wireless ou Pulse Elite?

Mesmo com o lançamento do Gold Wireless Headset, a Sony continua vendendo o headset Pulse Elite, o que pode gerar certa confusão entre os consumidores. Para evitar isso, é preciso levar em consideração que, enquanto o primeiro pode ser considerado um “modelo econômico”, o segundo continua ocupando o espaço “Premium” entre os fones da companhia especializados na linha PlayStation.

As vantagens do Pulse estão no fato de ele permitir o uso simultâneo de seis perfis personalizados e em seu sistema “Bass Impact”, que garante uma maior imersão em jogos selecionados. O acessório também possui uma capacidade sonora melhor, o que pode ser comprovado facilmente por seus graves acentuados — característica ausente no modelo mais recente. Para completar, o bastão USB que acompanha o periférico dá características sem fio a qualquer produto conectado a ele através de um cabo P2, característica ausente no outro modelo.

Já o Gold Wireless traz como vantagem uma bateria mais duradoura, um design mais atraente (algo que reconhecemos estar aberto a interpretações) e uma experiência de uso mais confortável. Além disso, o produto traz como vantagem um preço menos acentuado: no Brasil, pode ser encontrado por aproximadamente R$ 300, enquanto a Elite Edition fica na casa dos R$ 450.

Vale a pena?

Caso você procure um fone de ouvido sem fio de qualidade, o Gold Wireless Headset é uma ótima opção para complementar seu PlayStation 3 ou PlayStation 4. No entanto, caso você não possua algum desses aparelhos, o principal recurso do produto (o surround 7.1 virtual) se perde e ele passa a ser somente um dispositivo mediano, que não se destaca em meio a produtos especializados.

E é justamente aí que reside a principal limitação do acessório: embora seja bonito e confortável, ele só faz sentido real caso você o use junto a um console produzido pela Sony. Em outras palavras: se você procura um dispositivo cuja principal função é ouvir músicas com qualidade, deixando os jogos em segundo plano, é melhor investir em produtos mais versáteis, como aqueles produzidos por nomes como Shure, AKG e Sennheiser.

Outro problema que se coloca no caminho do Gold Wireless Headset é a existência do Pulse Elite Edition que, apesar de mais caro, se prova um produto mais completo no geral. Com isso, o dispositivo fabricado pela Sony se mostra uma opção competente, mas que depende muitas condições específicas para se adequar àquilo que um consumidor em potencial necessita.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.