Hearing Guardian, o programa que pode melhorar a sua audição [vídeo]

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Hearing Guardian, o programa que pode melhorar a sua audição [vídeo]

Perder a audição parece sinônimo de terceira idade para você? Saiba que músicos, profissionais de áudio, usuários de fones de ouvido no volume máximo, frequentadores de balada e quem convive com ruídos ensurdecedores de máquinas não têm uma audição perfeita.

Depois de alguns anos, vamos perdendo uma série de frequências do nosso ouvido – e a quantidade de zumbidos só aumenta. Isso acontece porque as células responsáveis por captar a vibração sonora e transformá-la no som que você escuta ficaram danificadas por inúmeros motivos.

A perda auditiva gradual é comum e afeta qualquer pessoa, mas a maioria dos casos envolve células somente disfuncionais, não mortas – e que podem ser recondicionadas e fortalecidas para aumentar a capacidade auditiva.

O software

Distribuído no Brasil pela Biosom, o Hearing Guardian V1 é um software de estimulação sonora que recondiciona as regiões danificadas, ou seja, insensíveis, para aumentar a sua capacidade auditiva. Em outras palavras, ele pode ajudar você a voltar a ouvir frequências antes perdidas e até passar a não escutar tudo no volume máximo – tudo isso de forma muito fácil e totalmente saudável.

Ele é baseado na TSC - Threshold Sound Conditioning, uma tecnologia sul-coreana que é utilizada em hospitais de lá e teve a eficiência comprovada em estudos da Samsung Medical Center, Chung Ang Univesity e do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.

Por que usar?

O Hearing Guardian atua na cóclea. Ela é o setor do sistema auditivo que recebe sinais acústicos e converte isso em sinais elétricos, enviados ao cérebro. Lá, sons são processados e só então “escutados”. A cóclea possui mais de 15 mil células ciliadas e cada região capta frequências diferentes – e são os cílios danificados que causam perda auditiva e zumbido interminável.

Só tenha cuidado com a expectativa: o programa não vai fazer você escutar melhor de um dia pro outro ou dar superpoderes sensoriais. A audição melhora aos poucos e frequências antes não ouvidas voltam a aparecer com o tempo.

Aprenda a configurar

Logo ao abrir o Hearing Guardian, o primeiro passo é criar um perfil, preenchendo um pequeno questionário. Cada cópia do Hearing Guardian permite contas ilimitadas, pra que mais pessoas usem o programa na mesma máquina.

Para configurá-lo, clique no ícone do fone de ouvido e, logo ao lado, no botão "L". Na cóclea digital, você testa qual a menor frequência possível que você consegue ouvir nos nove índices da cóclea. Você precisa deixar o som no que é chamado de “mínimo audível” – ou seja, um som quase imperceptível, que se abaixar já não é mais ouvido e se aumentar já fica claro demais. Ajuste uma seção por vez e, depois de terminado o processo no ouvido esquerdo, repita o procedimento no direito.

Qualquer modelo de fone de ouvido pode ser usado, desde que ele tenha qualidade. É recomendável (mas não obrigatório) que você use sempre os mesmos fones e o mesmo computador. Isso porque o valor numérico está em decibéis relativos, que variam de acordo com o ambiente, mas nem por isso deixam de ser corretos.

Configurou os dois lados em todos os índices? Então clique em “Geração de Sinal” pra começar a sessão de recondicionamento. Ela dura meia hora, envolve pequenos ruídos e é recomendável que seja feita uma ou duas vezes por dia. O ajuste de todos os índices deve ser refeito a cada uso porque a nossa audição varia de dia para dia.

Não tem todo esse tempo livre? Por atuar direto com o sistema auditivo, o Hearing Guardian não exige qualquer outro tipo de atenção da sua parte. Ou seja, você pode ler, acessar a internet, usar o celular, relaxar ou fazer outras atividades que não envolvam ruídos durante o período de recondicionamento.

O botão de pausar pode ser usado para tarefas rápidas, como ir ao banheiro ou atender ao telefone – nada longo, já que há o risco de cortar o efeito do condicionamento. Terminada a sessão, é só fechar o Hearing Guadian e voltar à rotina. Os dados são armazenados na nuvem e você mesmo pode comprovar como está o recondicionamento das suas frequências.

Com o tempo, você percebe que o mínimo audível começa a diminuir, o que significa um aumento na sua capacidade auditiva. Você pode fazer de uma a quatro sessões ao dia e notar a melhora após duas semanas de uso.

Disponibilidade

O download do Hearing Guardian é gratuito e pode ser feito por aqui. A versão sem custos é válida por 90 dias e, depois desse período, o serviço pode ser adquirido de acordo com planos de uso. A Biosom não cobrar nada antes que você sinta o efeito do programa.

Publieditorial patrocinado pela Biosom.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.