SurroundWeb: uma central interativa projetada pelas paredes de sua sala

1 min de leitura
Imagem de: SurroundWeb: uma central interativa projetada pelas paredes de sua sala

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

A Microsoft trabalha atualmente em um protótipo que pretende fazer do ambiente de sua sala uma plataforma interativa de navegação. Sob o nome de SurroundWeb, o dispositivo vai funcionar não somente como um “projetor comum melhorado”. A ideia, conforme se pode ler em documento publicado pela própria empresa, é levar aos usuários uma experiência mais imersiva.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“O SurroundWeb é um ‘Browser 3D’ que permite a exibição de páginas em superfícies planas de um recinto. As projeções podem ser também adaptadas – imitando, por exemplo, janelas em um quarto”, explica a Microsoft. A ideia, porém, não é somente refletir uma imagem ou outra numa parede. Ao usar o sensor de movimentos do Kinect, uma navegação intuitiva por meio de gestos poderá ser também feita.

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

A operação de páginas de internet por meio da movimentação das mãos será feita às custas também do periférico o console – que será responsável por mapear cada canto de quarto ou sala. Mas e quanto à segurança? Conforme explicam também os pesquisadores da companhia, o SurroundWeb possui 3 modos de segurança e proteção à privacidade:

  • Privacidade de detecção: somente usuário cadastrado poderá acessar o sistema
  • Privacidade de renderização: o conteúdo só será carregado depois da autenticação
  • Privacidade de interação: a operação do sistema será feita apenas pelo dono do recurso

As possibilidades de uso desta promissora tecnologia são largas. É possível, em teoria, “guardar” um site em um determinado objeto de seu quarto – assim que uma atualização aparecer em sua caixa de emails, por exemplo, uma caneca, quadro ou prateleira poderá lhe alertar. Interação entre dispositivos inteligentes (como tablets e smartphones) é ainda outro dos horizontes que deverão ser explorados pelo SurroundWeb.

Pode-se fazer menção, naturalmente, ao já conhecido sistema IllumiRoom – empreitada que pretende fazer das jogatinas experiências ainda mais fantásticas (assista ao vídeo acima). Como a jogatina online feita por meio de um Xbox One se comportaria neste ousado e entusiasmante projeto?

Não se sabe quando o protótipo de SurroundWeb deverá ser apresentado ao público (leia aqui, em PDF e em inglês, a descrição do projeto).

Via BJ

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.