Algoritmo faz com que fotos de rostos sejam mais fáceis de serem lembradas

1 min de leitura
Imagem de: Algoritmo faz com que fotos de rostos sejam mais fáceis de serem lembradas

(Fonte da imagem: Reprodução/MIT)

É bem provável que você já tenha sido alvo do comentário “já te vi em algum lugar”, não é mesmo? Isso acontece porque algumas pessoas têm o rosto com um formato mais fácil de ser lembrado do que outras, o que pode gerar um pouco de confusão. Acontece que um novo algoritmo é capaz de fazer com que a fotografia da sua face seja mais fácil de ser recordada.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A novidade trabalha com dados matemáticos, como a largura do seu rosto ou o comprimento dele, alterando esses parâmetros para que eles sejam mais fáceis de serem lembrados por quem observar a sua fotografia. Esse sistema foi criado por estudiosos do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT.

Estudo simples porém cansativo

Para que tudo isso fosse possível, os pesquisadores alimentaram um banco de dados com cerca de 2 mil fotografias de rostos aleatórios. Depois disso, os colaboradores da Amazon Mechanical Turk — que também trabalham com inteligência artificial — conferiram algumas dessas imagens e sinalizaram os rostos considerados mais marcantes.

Contudo, a avaliação não levou em consideração a idade das pessoas registradas ou a aparência delas, mas certos aspectos físicos variados que chamaram a atenção. Com isso, o algoritmo recebeu uma atualização com os 500 rostos mais marcantes e foi possível identificar quais os traços em comum que todos eles tinham.

Pelo visto, um futuro ainda incerto

Com isso, o sistema criado a partir do algoritmo é capaz de fazer com que fotos de rostos sejam mais fáceis de serem lembradas. Dependendo de que é retratado, o melhor é deixar a face mais fina e alongada, por exemplo — além de mudanças sutis, como a luminosidade da imagem e outros aspectos.

O recurso já foi até mesmo testado, com o envio de fotos alteradas para o pessoal da Amazon; nesse caso, as imagens foram lembradas em 75% das vezes, resultando em uma melhora bastante considerável. Contudo, ainda não há informações concretas de como essa tecnologia vai ser empregada no futuro e nem por quais modificações ela deve passar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.