Seleção: os melhores programas do primeiro semestre de 2010

8 min de leitura
Imagem de: Seleção: os melhores programas do primeiro semestre de 2010

O ano de 2010 já está se encaminhando para o seu final e se você ficou de olho no Baixaki durante os sete primeiros meses, além de estar muito bem informado sobre o que de mais importante aconteceu no mundo da tecnologia, ainda por cima teve a oportunidade de acompanhar o lançamento de centenas de novos programas. Mas que tal conferir o que aconteceu de melhor até agora?

Preparamos uma seleção especial com os programas que mais fizeram sucesso na primeira metade de 2010. Em nossa escolha optamos por aqueles aplicativos que tiveram maior número de downloads e que mais repercutiram positivamente entre os nossos redatores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Também não nos esquecemos da opinião dos usuários e os programas melhor avaliados também fazem parte desta lista. Vale lembrar que utilizamos para esta análise apenas programas novos ou versões lançadas no primeiro semestre de 2010. Além dos campões, separamos ainda algumas menções honrosas para você conferir.

Os campeões

Mozilla Firefox 4

Mozilla Firefox 4

Um dos campões de 2010 até agora é a versão Beta do Mozilla Firefox 4. O consagrado navegador, reconhecido por sempre apresentar um número considerável de novidades, não decepcionou os usuários e apresenta neste lançamento diversas melhorias de navegação, além de um visual renovado e com carregamento mais rápido de páginas.

As novidades da aparência o tornam um navegador com características únicas. A função “aba de aplicativos”, por exemplo, transforma janelas de players ou editores de texto em pequenos ícones de fácil acesso. O suporte para HTML5 e CSS3 garante ainda maior leveza no carregamento de páginas e consequente maior velocidade de navegação.

MSN Messenger 2010

MSN Messenger 2010

Um dos aplicativos mais populares entre os usuários brasileiros, o MSN Messenger 2010 também ganhou a sua versão Beta no primeiro semestre deste ano e, como não poderia ser diferente, rapidamente se tornou um dos campeões de acesso e downloads.

A aposta dessa nova versão é a integração ainda maior com outras redes sociais, em especial com o Facebook e o MySpace. Compartilhamento de vídeos e atualização de status diretamente via mensageiro. A timeline de atualizações dos seus amigos também possibilita que o comunicador funcione com uma espécie de minirrede social. O visual foi renovado, mas para os saudosistas é possível habilitar a versão antiga.

Microsoft Security Essentials 2.0

Microsoft Security Essentials 2

O que já era bom ficou ainda melhor. Aliar simplicidade de interface a novos mecanismos de proteção é a chave do sucesso da versão 2.0 do Microsoft Security Essentials. As atualizações integradas ao Windows Update juntamente com as funções de verificação agendada fazem com que o usuário ganhe muito tempo, não precisando voltar com frequência para ativar funções do aplicativo.

Tudo que é detectado pelo programa fica armazenado em um histórico e pode ser visualizado por completo ou de maneira parcial. Pequeno, leve, mas eficiente, o aplicativo se apresenta como uma das melhores versões para o usuário final. Prova disso é o sucesso absoluto que vem tendo desde o lançamento.

MegaCubo 7.5

MegaCubo 7.5

A convergência de mídias tornou quase que uma necessidade a possibilidade de assistir a programas de TV direto no PC. Entre tantos aplicativos disponíveis, o MegaCubo 7.5 é um dos que melhor desempenho apresenta. Some a isso o fato de ele ser gratuito e estar disponível completamente em português.

A integração com o Twitter e o YouTube é outro ponto forte. Com o primeiro você pode informar aos seus amigos o link do programa a que está assistindo. Já com o segundo o MegaCubo passa a ser a plataforma perfeita de suporte para milhares de vídeos. Compatibilidade com dezenas de codecs e um minituner para ouvir emissoras de rádio são outros pontos positivos.

Orbit Downloader 4

Orbit Downloader 4

Esperar muitas horas pelo download de arquivos de grande porte é coisa do passado. Com a quarta versão do Orbit Downloader você pode reduzir em muito o tempo de espera. A nova versão manteve a simplicidade da interface e ainda acrescentou algumas funções extras pra lá de interessantes.

É possível configurar, por exemplo, a captura de atualizações automáticas dos softwares que você mais utiliza. Prepare-se para mudar seu conceito de download: continue-os de onde pararam, baixe rapidamente qualquer arquivo na web, busque arquivos Flash e dados de mídia transmitidos por grandes portais e muito mais.

In Vitro for Windows 7

In Vitro for Windows 7

Que tal mudar radicalmente o visual do Windows 7? Temas para a Área de trabalho surgem aos montes, mas poucos em 2010 se mostraram tão exuberantes quanto o In Vitro for Windows 7. Aplicando as transparências do efeito Aero, o In Vitro for Windows 7 deixará seu desktop com aparência de ser feito de cristal.

A instalação dele é bastante simples e o Baixaki descreve o passo a passo dela na página do programa. Prepare-se para conhecer um novo conceito de transparência sobre tons escuros em seu desktop. Se você já é usuário de qualquer versão do Windows 7, vale a pena conferir.

Google Chrome 6

Google Chrome 6

Acirrando a disputa entre os navegadores, o Google Chrome apresentou sua nova versão também repleta de novidades. Leve e veloz, o browser apostou no recurso de tradução automática de páginas, ideal para usuários que não conhecem outros idiomas navegarem por páginas do mundo inteiro. São 52 idiomas disponíveis.

É possível criar ainda janelas anônimas, garantindo uma navegação com mais privacidade. A velocidade de acesso às páginas também ganhou um incremento e a sincronização online de sites favoritos simplifica o processo de utilização do navegador. A aposta nas extensões segue como um dos destaques do aplicativo.

Photoshop CS5

Adobe Photoshop CS5

Não foi à toa que o Adobe Photoshop se estabeleceu no mercado como sinônimo de tratamento de imagem. Se a cada nova versão os recursos apresentados são capazes de surpreender até mesmo os editores mais experientes, o que dizer então do público casual.

A versão CS5 não é diferente. As funções "Content-aware Fill" (ou preenchimento considerando o conteúdo) e "Refine Edge" (ou refino de margem) não só são inéditas como também impressionam pelo resultado final que proporcionam. Para quem trabalha com gerenciamento de imagens, o Adobe Bridge, parte integrante do pacote, proporciona maior agilidade ao incluir diversas novas aplicações.

Songr

Songr

Depois dos arquivos digitais, é difícil imaginar as músicas fora da internet, apenas em mídias como os CDs. Para quem procura por canções específicas, encontrar a trilha sonora certa por meio de inúmeros programas pode se tornar um verdadeiro martírio, em especial pelas dificuldades de busca.

O Songr permite não só o download de arquivos musicais como também a transmissão via streaming dos mesmos. O resultado é um aplicativo que une a variedade dos compartilhadores de arquivos com a versatilidade das rádios online. Organização e uma interface acessível são outros dois pontos fortes da ferramenta que rapidamente vem conquistando seu espaço junto aos usuários.

Device Doctor

Device Doctor

Vasculhar a internet em busca de drivers? Nunca mais. A ideia é tão simples que chega a ser estranho que ninguém tenha pensando em uma ferramenta como essa anteriormente. O Device Doctor busca, de maneira automática, as atualizações mais recentes para todos os drivers localizados no seu computador.

O aplicativo ocupa pouco menos que 5 MB, mas pode fazer uma diferença enorme na hora de encontrar dispositivos de áudio e vídeo, em especial dos modelos mais antigos. A utilização é intuitiva e o programa apresenta, basicamente, uma única tela.

Menções honrosas

Opera 10.60

Opera 10.60

Alguns afirmam que ele é até oito vezes mais rápido que as versões anteriores. Na prática, o resultado pode até não ser tão expressivo, mas não há como negar que, com o seu novo visual e os recursos mais recentes implantados, o Opera se firma como um dos navegadores alternativos mais eficientes do mercado.

Suporte para as novas tecnologias de programação como HTML5, CSS3 e WebM, cliente de email POP3 e IMAP a partir do browser, geolocalização, sistema antifraude e anti-pishing integrado ao AVG e acesso remoto a agenda e sites favoritos são alguns dos diferenciais da última versão.

Space Designer 3D

Space Designer 3D

Quem nunca sonhou em montar uma residência com móveis planejados, do bom e do melhor, em um espaço amplo e bem decorado? Com o Space Designer 3D isso é possível e para qualquer um, pelo menos no mundo virtual. O software permite a projeção de espaços e ambientes personalizados e, o melhor de tudo: de maneira acessível.

O aplicativo é executado a partir do Flash Player 10 e a única exigência é que você tenha um PC com, no mínimo, 2 GB de RAM para execução. Deixe a casa dos seus sonhos sair de sua mente para ganhar as telas do computador com apenas poucos cliques.

Soluto Anti-Frustration Software

Soluto Anti-Frustration Software

Quanto mais programas instalados e configurados para iniciar junto com o Windows, pior para o processador, pois ele precisa se dividir entre as tarefas de ligamento do sistema e a inicialização dos programas. Para resolver o impasse entra em cena o Soluto Anti-Frustration Software: ele calcula o tempo inicial de boot e identifica o quanto cada programa é responsável pela lentidão.

De posse dessas informações, fica muito mais fácil identificar o problema e, se for o caso, desativar o programa em questão para inicialização automática. O aplicativo lista ainda quais podem e quais não podem ser desligados sem prejuízo ao sistema operacional.

Avira AntiVir Personal Edition Classic

Avira AntiVir Personal Edition Classic

Um dos mais conceituados antivírus gratuitos do mercado também ganhou nova versão no início de 2010. As primeiras mudanças ocorreram na parte visual do programa, que ficou mais clean e direta. O banco de dados também ganhou reforço, e está pronto para combater até mesmo as ameaças mais recentes surgidas na rede.

O Avira conta com uma vasta gama de configurações. Entre as opções disponíveis está a possibilidade de configurar a análise baseada em ameaças comuns, listas de vírus ou até mesmo extensões específicas.

Avast! Free Antivirus 5

Avast! Free Antivirus 5

Outro importante antivírus que ganhou nova versão em 2010 foi o Avast. As primeiras mudanças significativas podem facilmente ser notadas já na interface do aplicativo. Completamente gratuito, basta efetivar o registro para garantir as principais funcionalidades da nova versão.

Uma novidade é o oferecimento de uma espécie de “escudo de comportamento”, mecanismo que supervisiona comportamentos suspeitos para identificar e barrar vírus antes que eles entrem em ação. Garantia de proteção em tempo real e sem as incômodas notificações, que podem se ativadas no modo silencioso.

Advanced Systemcare

Advanced Systemcare

Reparar e consertar seu Windows com apenas um clique, acabando com problemas como lentidão, congelamento e erros no sistema. As funcionalidades do Advanced Systemcare já eram conhecidas do grande público e, com as novas atualizações disponibilizadas em 2010, ele ficou ainda melhor.

A adição de tecnologias exclusivas como X-Fast, X-Deep, X-Safe, X-Easy e X-Restore tornaram  o aplicativo muito mais fácil de ser utilizado e com resultados imediatos, já que o reparo é feito em questão de segundos.

E o vencedor é...

Queremos saber a sua opinião sobre os melhores do ano. Para isso preparamos uma enquete especial em que você pode votar no seu favorito do primeiro semestre de 2010. Caso queira fazer menção a outros aplicativos, participe deixando o seu comentário no espaço abaixo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.