Android 12 pode reduzir espaço disponível para apps pouco usados

1 min de leitura
Imagem de: Android 12 pode reduzir espaço disponível para apps pouco usados
Imagem: Android Authority

A versão para desenvolvedores do Android 12 deve ser revelada pela Google nos primeiros meses de 2021 e uma das funções que pode aparecer no sistema operacional foi encontrada pelo XDA Developers. O site descobriu uma ferramenta chamada "hibernação de apps", que supostamente ajudará a economizar espaço de armazenamento no celular.

A função foi encontrada na versão de código aberto do Android trazendo apenas uma breve descrição. De acordo com a informação, o sistema identifica quando o app não é utilizado com frequência e diminui o armazenamento ocupado no smartphone.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O modo de hibernação de apps foi encontrado nos códigos do AndroidO modo de hibernação de apps foi encontrado nos códigos do AndroidFonte:  XDA Developers 

"O serviço do sistema gerencia o estado de hibernação do aplicativo", explica a descrição. "Significa que os apps não estão sendo usados ativamente e podem ser otimizados para armazenamento.”

Até o momento, a Google não comentou oficialmente sobre o assunto e não temos detalhes extras sobre a função de hibernação de apps. Ainda não está claro se a ferramenta atuará de forma automática e colocará todos os aplicativos inativos para hibernar ou se o usuário terá a opção de escolher quais programas poderão ser compactados pela função.

A função pode ajudar a reduzir o espaço ocupado por apps pré-instaladosA função pode ajudar a reduzir o espaço ocupado por apps pré-instaladosFonte:  Android Authority 

De qualquer forma, a tendência é que a função seja útil para garantir mais gigabytes de espaço livre em celulares com armazenamento reduzido. Algumas fabricantes ainda enviam apps nas interfaces customizadas do Android que não podem ser desinstalados e a hibernação pode auxiliar a diminuir o dano desse inconveniente.

Além da ferramenta para hibernar aplicativos, o Android 12 também pode contar com uma nova estrutura para facilitar as atualizações do sistema. De acordo com detalhes que surgiram no ano passado, a empresa estaria desenvolvendo uma solução que permitiria liberar grandes updates do SO por meio da Play Store.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.